Maquiador dá 10 dicas de make para praticar e não errar mais!
Publicado em 11 de setembro de 2018 13:41
Por Purepeople
Como fazer uma maquiagem simples com resultados incríveis? Para te ajudar a obter sucesso na make, o Purepeople conversa com o maquiador Lucas Houf, que lista passos essenciais e fáceis de colocar em prática em casa. 'Só de fazer uma maquiagem bem construída em relação à pele, aplicar direito um batom, uma boa máscara de cílios já faz com que você já tenha uma boa maquiagem', garante. Confira as dicas!
Aprenda 10 dicas para não errar na maquiagem com um expert da Vult Cosmética
Maquiagem simples pode ser a aposta certeira! 'Se você optar por uma coisa mais clean, natural, não vai se frustrar por não conseguir fazer uma técnica mais difícil', garante o maquiador
A maquiagem natural, na qual 'menos é mais', é tendência, segundo o maquiador Lucas Houf
'Só de fazer uma maquiagem bem construída em relação à pele, aplicar direito um batom, uma boa máscara de cílios, isso já faz com que você já tenha uma boa make', explica o profissional
O blush é o item de maquiagem que vai garantir o ar de saúde em qualquer tom de pele
'Um olho esfumado, um delineador certinho, é questão de treino e prática', avisa o maquiador Lucas Houf
Fique atenta se a base é para o seu tipo de pele antes de comprar
Uma dica de maquiador para fazer a maquiagem perfeita é se conhecer e testar cores que caem melhor no seu gosto, como um batom vermelho, por exemplo
Veja + após o anúncio

Acertar toda a maquiagem é um verdadeiro sonho para muitas mulheres! Para isso, algumas dicas básicas sobre como preparar a pele e usar as cores a seu favor também contam. Pedimos 10 dicas fundamentais ao maquiador Lucas Houf, da Vult Cosmética, durante passagem pela Beauty Fair, em São Paulo. "Um olho esfumado, um delineador certinho, é questão de treino e prática. Se você optar por uma coisa mais clean, mais natural, mais você, é uma coisa muito boa e não vai se frustrar por não conseguir fazer uma técnica mais difícil", indica o expert.

1 - Preparo da pele para a maquiagem

Antes de aplicar base ou corretivo, preparar a pele é um passo importante! Para esta etapa, Lucas Houf lista os itens essenciais. "Lave o rosto com um bom sabonete, passe um tônico facial e, em seguida, um hidratante específico para o seu tipo de pele, independentemente se for oleosa ou seca. Em seguida, o protetor solar, se a maquiagem for para o dia", detalha. E atenção às bases que já têm proteção solar! "Se for utilizar um filtro solar com cor e uma base com cor, o acabamento não será suave por conta das camadas que ficarão na pele. Caso a pessoa queira uma alta pigmentação, pode combinar os dois produtos. Mas vale ressaltar que a formulação do protetor é geralmente muito diferente da base, e pode haver uma reação como a base craquelar, oxidar mais, ou o protetor, em reação com algum componente da base pode deixar a pele mais oleosa. É sempre bom escolher ou o protetor solar ou a base com proteção", alerta.

2 - Primer para preencher rugas

Um erro para não cometer nunca é esquecer o primer, que deve ser aplicado antes da base para esconder as linhas de expressão que ficam aparentes mesmo depois da maquiagem pronta. "O primer fluido da Vult tem ácido hialurônico e ácido ferúlico, então são substâncias que ajudam no preenchimento das linhas finas e rugas. O ácido ferúlico faz a parte antioxidante e ajuda a combater radicais livres, poluição e o excesso de umidade", garante o profissional.

3 - Truque para o pó translúcido não estourar nas fotos


Um dos produtos que melhora o aspecto da maquiagem e, de quebra, segura a oleosidade do rosto, é o pó translúcido, que virou tendência na hora de fazer a maquiagem. "Ele vai matizar a pele sem pesar", explica. Para quem tem medo de usar o pó, que costuma ser branco, e sair com o rosto estourado nas fotos, o maquiador alerta: "Isso costuma acontecer quando não se espalha direito. Se tiver acúmulo, provavelmente vai marcar demais quando bater a luz. Para espalhar direitinho é preciso depositar o produto na pele com batidinhas e, depois, fazer movimentos circulares do centro para fora, como se tivesse eliminando o excesso."

4 - 'No make': aproveite a tendência da maquiagem natural


Para acertar na maquiagem, saiba que não é preciso fazer uma make megaelaborada. "Muitas pessoas costumam dizer que não sabem se maquiar, mas só de fazer uma maquiagem bem construída em relação à pele, aplicar direito um batom, uma boa máscara de cílios, isso já faz com que você já tenha uma boa maquiagem. Um olho esfumado, um delineador certinho, é questão de treino e prática. Se você optar por uma coisa mais clean, mais natural, mais você, não vai se frustrar por não conseguir fazer uma técnica mais difícil", garante o expert.

A maquiagem natural, com efeito 'no make', está em alta e exige menos técnicas © Shutterstock

5 - Escolha o produto ideal ao seu tipo de pele


Se a base que você comprou não ficou perfeita no rosto, ela pode não ter sido feita para o seu tipo de pele. "É sempre bom entender os produtos que a pessoa quer comprar. A Vult, por exemplo, tem uma gama muito grande de bases e a pessoa pode comprar uma que não serve para ela. Por exemplo, sou uma pessoa que tem a pele oleosa, extremamente oleosa. Não posso usar de forma alguma a base líquida da Vult. Ela é uma base específica para um público de pele seca e, por isso, tem Vitamina E na fórmula e isso vai fazer com que a minha pele produza mais oleosidade. Então, por mais que seja uma grande novidade, é preciso entender se vai servir para a sua pele".

6 - Ouse nas cores: 'Olho monocromático'

Criar uma make com um ponto de cor pode fazer a diferença, mas saiba que não é preciso investir em tons que não sejam a sua praia. "Um exemplo é o olho monocromático, que está em alta e é uma coisa simples. É uma única cor de sombra nos olhos e, hoje em dia, estamos brincando bastante e combinando a cor da sombra com o batom, o blush", lembra o maquiador. Para as seguidoras de trends, vale apostar no rosa, cor que tem dominado a beleza das fasionistas!

Tom rosa é destaque na make das modelos nas passarelas e fashionistas © Getty Images

7 - Blush: 'Também funcionam como sombra'

O blush é o item que vai garantir o ar de saúde em qualquer tom de pele! E ainda pode ser usado como sombra. "Os blushes pigmentados valem muito a pena serem usados nos olhos. Os da marca funcionam muito bem como sombra por terem uma textura extrafina tanto para o olho de uma mulher madura quanto para o olho de uma debutante".

8 - Pincel de base usado de 'stand-by' para cobrir borrados

Para não manchar a maquiagem inteira com aquele borradinho de batom ou de lápis, a dica do maquiador é usar um pincel de base, chamado de duo-fibra, para consertar a make. "Deixe-o sempre ao seu lado para ajudar a corrigir algum probleminha que às vezes temos: um blush mal aplicado, um batom que borrou", alerta o maquiador. E sabe quando você limpa, mas ainda fica um pouco de pigmento? "É só passar o pincel da base e geralmente ele vai ajudar a minimizar. Terminou de passar a base, não limpe o pincel, deixa ele de stand-by porque você pode precisar depois. Funciona muito", ensina.

9 – Batom vermelho ou roxo? 'Tem que se sentir bonita'

Independentemente de tendências, cores ou batom que nunca saem de moda, o maquiador ressalta que é preciso se conhecer! "É importante a mulher se conhecer, e digo tanto da personalidade quanto do formato de rosto. Aí, depois disso, começar a buscar coisas que lhe caem bem. Um batom vermelho pode não ficar bem em alguém, e tudo certo, porque o roxo pode ficar muito melhor, dependendo do tom de pele. É legal as pessoas se sentirem verdadeiramente bonitas, é uma forma muito boa de empoderamento".

Batom vermelho? Use o tom que você se sentir verdadeiramente bonita © Shutterstock

10 – Teste a make em casa: 'maquiagem é prática e hábito'


Lucas Houf finaliza destacando que é preciso praticar! E já demos algumas dicas aqui para testar as suas makes em casa, lembra? "Não ter preguiça é a maior questão. Às vezes, as pessoas passam um delineador, erram, e não removem para passar uma segunda vez. Pode ser que a segunda tentativa fique excelente, ou não. Mas se a pessoa não continuar testando as maquiagens e se testando com os produtos para fazer melhor, não se chega em um resultado mais profissional", diz, completando que ele mesmo precisou repetir para se aperfeiçoar. "A minha mão de maquiador, hoje, não é a mesma de antes. Precisei repetir várias vezes os processos para aperfeiçoar a minha técnica. Maquiagem é prática e hábito. Testando, você ganha agilidade e deixa tudo mais simples e mais gostoso".

(Apuração de Patrick Monteiro e texto de Beatriz Doblas)

Sobre
Vult
Vult
Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Maquiagem Maquiagem simples Beleza
Sobre o mesmo tema
'BBB 24': O próximo da fila! Após eliminação de Vinicius, Rodriguinho volta a falar em desistência: 'Não aguento mais isso não'
'BBB 24': O próximo da fila! Após eliminação de Vinicius, Rodriguinho volta a falar em desistência: 'Não aguento mais isso não'
24 de janeiro de 2024
'BBB 24': Deborah Secco reage à polêmica com Davi e dá resposta sincera após não ser conhecida pelo participante: 'Não é porque...'
'BBB 24': Deborah Secco reage à polêmica com Davi e dá resposta sincera após não ser conhecida pelo participante: 'Não é porque...'
28 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Maquiagem de Halloween fácil! 6 versões criativas que vão afastar o terror ou pânico de errar a make
Maquiagem de Halloween fácil! 6 versões criativas que vão afastar o terror ou pânico de errar a make
24 de outubro de 2023
Réveillon 2024: Essas ideias de make são incríveis para inovar na virada do ano!
Réveillon 2024: Essas ideias de make são incríveis para inovar na virada do ano!
29 de dezembro de 2023
5 produtos de beleza de marcas lideradas por mulheres
5 produtos de beleza de marcas lideradas por mulheres
26 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias