Gisele Bündchen completou 45 anos recentemente e com a certeza que é uma das brasileiras mais inspiradoras quando o assunto é saúde e bem-estar. Dona de um corpo definido e sem exageros, mesmo sendo mãe pela terceira vez recentemente, a top model segue alguns passos essenciais em seu dia a dia.
De uma dieta balanceada e focada em vegetais, que substitui o álcool pelos chás até uma rotina de skincare super simples e funcional, a namorada de Joaquim Valente revelou em seu livro 'Nutrir: Receitas simples para corpo e alma', lançado recentemente, o passo a passo do seu dia.
Ao longo das páginas, divulgadas pelo site Mindbodygreen, a brasileira contou como divide o seu dia de trabalho, faz as principais refeições, se exercita e até os seus chás preferidos. E aí, quer saber os detalhes?
No seu livro, Gisele Bündchen abordou, mais uma vez, o fato de ter mudado completamente de hábitos ao longo da vida, em especial após a juventude, quando costumava se acabar no café, cigarro e tomava boas taças de vinho para relaxar antes de dormir - o que hoje é completamete diferente.
"Sinto-me melhor e mais saudável agora, aos quarenta anos, do que aos vinte! Depois de esgotar minhas glândulas suprarrenais quando era mais jovem, precisei encontrar uma nova rotina. Meu antigo estilo de vida — não dormir o suficiente, não comer nada de valor, beber muito café e vinho açucarados todas as noites antes de dormir — prejudicava minha digestão e provocava ataques de ansiedade e depressão", escreveu no livro.
Em seguida, Gisele Bündchen destrinchou 14 passos essenciais de sua rotina diária, todos com comentários importantes. Veja abaixo a reprodução do trecho do livro 'Nutrir: Receitas simples para corpo e alma':
- Acordar cedo: Geralmente, antes do nascer do sol e antes dos meus filhos.
- Raspar minha língua: Eu uso um raspador de língua de cobre, que é considerado benéfico para a saúde dos ossos.
- Comece a se hidratar: Assim que acordo, bebo um copo de água morna com um limão espremido e uma pitada de sal mineral (eu gosto de sal celta). Colocar algo suave e alcalino no estômago desperta o organismo.
- Meditação em movimento/meditação (veja a página 20 em Nutrir ): Isso define meu humor e minhas intenções para o dia. Se eu for proativo em relação a esse tempo, sempre terei um dia melhor e mais produtivo.
- Passeio com o cachorro: Eu passeio com os cachorros por pelo menos 30 minutos. Às vezes, faço ligações se preciso colocar o trabalho em dia, mas adoro ficar sem celular e simplesmente aproveitar o momento de silêncio.
- Oil pulling: Eu faço com óleo ayurvédico (ou óleo de coco virgem não refinado) por cerca de 10 minutos, pois é bom para as gengivas! Para maior eficiência, costumo alimentar os cães enquanto faço isso.
- Exercícios: Hoje em dia, costumo fazer uma combinação de musculação e exercícios aeróbicos.
- Café da manhã: O tipo de café da manhã que desejo depende do meu treino. Se levantei pesos, gosto de um pouco de proteína, como ovos cozidos ou um smoothie (veja as páginas 55–57 em Nutrir ) com uma colher de proteína em pó sem sabor.
- Horário de trabalho matinal: Quando não estou no set, faço chamadas e reuniões pelo Zoom em casa. Costumo tomar um chá de dente-de-leão com mel em algum momento. Programo um alarme no meu celular a cada hora para me lembrar de me levantar do computador entre as reuniões e fazer alguns agachamentos ou alongamentos por 5 minutos, para não ficar com a rigidez de ficar sentado.
- Almoço: O ideal é que seja pelo menos quatro a cinco horas depois do café da manhã. A menos que eu esteja fazendo uma refeição grande no jantar (como sair com amigos ou receber visitas), esta geralmente é minha refeição principal do dia. É também quando costumo tomar meus suplementos.
- Hora de trabalho da tarde: costumo tomar outro chá de ervas.
- Jantar: O ideal é pelo menos quatro horas depois do almoço e algumas horas antes de dormir. Costumo jantar algo leve (a menos que esteja recebendo visitas ou sendo recebida por outras pessoas) para não ir para a cama com o estômago cheio e poder dormir com mais conforto.
- Passeio com o cachorro: É importante se movimentar depois de comer e antes de dormir.
- Hora de dormir: Antes de dormir, tomo um chá de camomila e, às vezes, tomo um pouco de magnésio. Se estou em casa, costumo dormir cedo, entre 9 e 10 horas, para conseguir dormir pelo menos sete horas e ainda acordar cedo. O descanso é absolutamente vital — não subestime o seu poder!
player2