Os cuidados com a pele madura: como proteger rosto, colo e pescoço no verão!
Publicado em 31 de dezembro de 2020 10:35
Por Marina Couto
A pele madura, principalmente depois dos 40 anos, exige cuidados redobrados para manter a hidratação e o viço natural. Em entrevista ao Purepeople, o dermatologista Igor Manhães dá dicas e fala mais sobre os tratamentos para esse tipo de pele. Confira o papo!
Cuidados com a pele madura: dicas de dermato!
A pele madura pode ser mais fina e mais ressecada do que as mais jovens
A hidratação é essencial para peles maduras
Dermato detalha a rotina básica para uma pele madura
Quem tem pele madura deve cuidar também do colo, do pescoço e das mãos
O filtro solar deve ser usado desde sempre
Tratamentos estéticos são alternativas para quem tem pele madura
Não se esqueça de tirar a maquiagem sempre antes de dormir
Ácidos potencializam o skincare da pele madura
Saiba como cuidar da pele madura com dicas de especialista para o verão
Veja + após o anúncio

Muitas mulheres só começam a dar atenção ao skincare após os 30 anos, para manter a pele jovem, bonita e hidratada. No entanto, se você já passou dos 40 e tem a pele madura, saiba que esses cuidados são para toda a vida! Assim, você não só se mantém livre de manchas e ressecamento, como também fica protegida e mais saudável. O dermatologista Igor Manhães, em entrevista ao Purepeople, contou todos os passos para uma pele madura bem cuidada. Saiba mais!

O que é pele madura e quando começam os cuidados?

De acordo com o especialista, a pele madura tem a característica de ser mais fina e mais ressecada do que uma pele mais jovem, mas isso não significa que você só precisa se cuidar depois dos 40 anos. "A pele deve ser cuidada com muita atenção durante toda a vida. Tem que usar filtro solar diário desde criança".

Além do filtro, a hidratação é o ponto chave para uma pele saudável. "Se for muito seca, hidratantes tópicos devem ser usados; se a pele é mais acneica, precisa-se encontrar um equilíbrio entre a hidratação e a oleosidade. Já a partir dos 20 anos, pode-se lançar mão de antioxidantes tópicos com vitaminas e ácidos fracos. Mais para frente, ácidos mais fortes e fórmulas mais complexas devem ser adotadas".

Produtos que não podem faltar na rotina de uma pele madura

No dia a dia, alguns cuidados simples são essenciais para atingir a maturidade com mais saúde. O primeiro deles? Retirar a maquiagem! "Nunca durma maquiada ou permaneça por períodos prolongados com maquiagem. A pele precisa respirar", alerta Igor.

Junto com o demaquilante, também vale ter por perto um sabonete específico para o seu tipo de pele, um produto antioxidante e, segundo o dermato, um derivado de ácido retinóico para compor uma rotina de skincare básica em quem está disposta a se tratar com mais cuidados.

Pele madura no verão: como se cuidar? Dicas!

As altas temperaturas do verão e a alta exposição ao sol prejudicam qualquer tipo de pele, sejam elas mais maduras ou jovens. Por isso, beber muita água é um dos principais cuidados, para ajudar a manter a hidratação de dentro para fora. "O nível de oleosidade de um hidratante tem que ser indicado especificamente para cada tipo de pele e deve ser reaplicado em quem está com a pele mais ressecada por abuso da exposição solar ou pelo frio", conta o dermatologista.

Não se esqueça do colo e das mãos! Confira os cuidados com a pele madura

Quem entra no mundo do skincare, muitas vezes foca nos cuidados com o rosto e esquece do restante do corpo. Para as peles mais maduras, olhar com carinho para o colo e para as mãos também é importante! "Primeiro, sempre deve-se proteger essas áreas com filtro solar, o que muitas vezes é esquecido. Ácidos e clareadores também podem ser usados nessas áreas quando bem indicados em concentrações específicas".

Para quem deseja fazer tratamentos estéticos, o especialista recomenda: "alguns injetáveis também ajudam na beleza do colo e mãos, desde skinboosters a bioestimuladores do colágeno. E lasers para manchas também tem muita procura, pois são áreas que também pigmentam e nem sempre são notadas e protegidas".

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza Pele Primavera/Verão Verão Beleza madura
Sobre o mesmo tema
Como está Isadora Ribeiro, a Vera de 'Mulheres de Areia'? Sucesso dos anos 90, atriz exibe novos trabalhos e beleza madura na web
Como está Isadora Ribeiro, a Vera de 'Mulheres de Areia'? Sucesso dos anos 90, atriz exibe novos trabalhos e beleza madura na web
1 de março de 2024
Skin care em casa: 3 máscaras faciais de tecido para cuidar da pele sem gastar muito!
Skin care em casa: 3 máscaras faciais de tecido para cuidar da pele sem gastar muito!
4 de novembro de 2023
Notícias similares
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Esses hidratantes corporais com uréia são ideais para cuidar da pele do corpo!
Esses hidratantes corporais com uréia são ideais para cuidar da pele do corpo!
16 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias