Uma pessoa emocionalmente imatura tem dificuldade em regular as próprias emoções, demonstra pouca responsabilidade emocional, falta de empatia e dificuldade em assumir responsabilidades. Seu comportamento costuma ser impulsivo, motivado por emoções que ainda não aprendeu a gerenciar com inteligência emocional.
O psicólogo Nicolás Salcedo usou suas redes sociais para nos alertar sobre os sinais que indicam que estamos lidando com uma pessoa emocionalmente imatura.
Pessoas maduras sabem aceitar críticas, especialmente as construtivas; elas entendem que não se trata de um ataque pessoal ou à sua personalidade. Mas Salcedo explica que "mesmo que seja uma crítica construtiva, elas a perceberão como um ataque". Quando isso acontece, o especialista alerta que elas irão discutir com a crítica, evitá-la ou distorcê-la para se esquivar da responsabilidade.
Os especialistas do Mundo Psicólogos afirmam que as pessoas que frequentemente se mostram defensivas muitas vezes não têm consciência disso, e essa atitude pode ser fruto de insegurança, reação a um trauma ou outros motivos. Essa resposta defensiva é uma ferramenta que utilizam quando não conseguem lidar com a situação, um sinal de imaturidade emocional.
Em Psicologia, o senso de agência refere-se à capacidade de uma pessoa perceber suas próprias ações como verdadeiramente suas. Ou seja, reconhecemos que temos um papel ativo em nossas experiências, mesmo que esse papel seja negativo.
Assumir a responsabilidade pode nos fazer perder o senso de controle, mas uma pessoa madura entende que devemos ser responsabilizados pelo que fazemos e pelo que deixamos de fazer. No entanto, alguém emocionalmente imaturo, como explicou Salcedo, não aceitará a responsabilidade, chegando ao ponto de distorcer a história, mudar de assunto ou culpar os outros porque "seu ego não consegue aceitar que simplesmente está errado".
Comportamentos passivo-agressivos são aqueles que expressam sentimentos negativos indiretamente, em vez de abordá-los abertamente. Por exemplo, seu parceiro pergunta: "O que há de errado?" e você responde: "Nada", mesmo parecendo irritado(a).
O que está acontecendo não corresponde ao que você disse, e seu parceiro percebe que você está chateado(a), mas não sabe o motivo. Salcedo explica que essas pessoas não são confrontadoras ou diretas.
"Em vez disso, fazem um comentário sarcástico, uma observação desrespeitosa disfarçada de piada, ou simplesmente ignoram você e lhe dão o tratamento do silêncio", diz ela. Fazem isso como uma forma de demonstrar seu ressentimento sem correr o risco de serem rejeitadas pela outra pessoa, mas é uma forma ruim de lidar com as emoções.
O quinto sinal de que estamos lidando com uma pessoa imatura é o mau uso das emoções. Salcedo explica isso de forma simples: “Elas vão chorar, mas não como forma de se autorregularem; em vez disso, usarão o choro para se fazerem de vítimas, exercerem controle e pressionarem os outros”. Em outras palavras, usarão suas emoções como forma de manipulação.
A triangulação é uma forma de se esquivar da responsabilidade envolvendo uma terceira pessoa, como explica Salcedo. A psicóloga Belén Picado a descreve como uma forma indireta e muito sutil de abuso e maus-tratos psicológicos, com o objetivo de criar confusão e desestabilizar alguém - é típica do narcisismo. A meta é usar uma terceira pessoa para transmitir a mensagem, seja para obter seu apoio ou para diminuir o impacto do que está sendo dito.
player2