
O Vaticano fez nova atualização do estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, que enfrenta quadro de pneumonia dupla - o pontífice não tem parte de um dos pulmões. Segundo a Santa Sé, nesta Quarta-feira de Cinzas (5), início da Quaresma, quando a internação chega ao 20º dia, Jorge Mario Bergoglio teve uma noite tranquila, "descansou bem" e acordou por volta das 8h de Roma, Itália (4h da manhã, horário de Brasília).
Ainda internado no Hospital Gemelli, cujo um dos quartos é reservado para o líder da Igreja Católica, o argentino não vai participar das celebrações do início do período de 40 dias que antecedem a Páscoa. O Vaticano informou ainda que Francisco está usando máscara de oxigênio à noite após decisão da equipe médica que o acompanha. De sexta-feira (28) para cá, o jesuíta em duas ocasiões apresentou piora no estado de saúde, sendo que na segunda-feira (3) teve quadro de insuficiência respiratória grave.
Nessas quase três semanas de internação, o Papa também apresentou problema renal e precisou receber sangue, via transfusão. Daqui a pouco mais de uma semana, o pontificado do argentino fã de piadas envolvendo padres completa 12 anos. Pessoas próximas ao Sumo Pontífice descartam uma renúncia do primeiro papa não europeu desde os anos 700.
Nomeado cardeal em 2001, Jorge Mario foi eleito papa no segundo dia de conclave (em 13 de março de 2013) após a inesperada renúncia de Bento XVI, que morreria no fim de 2022. Nos escrutínios para o sucessor de João Paulo II, papa entre 1978 e 2005, por pouco o jesuíta não foi eleito. Jorge Mario desistiu de concorrer ao se ver acusado em grave crime na Ditadura da Argentina - o argentino negou qualquer participação nesses atos.