Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Gênesis
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
BBB22
Masterchef Brasil
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Casamento às Cegas Brasil
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Camila Queiroz
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Vitamina C: 10 coisas que você precisa saber para incluir o produto no skincare!

Você sabia que a vitamina C potencializa a ação do filtro solar e ajuda no clareamento de manchas da pele? O dermatologista Antonio Gomes Neto fala mais sobre esses e outros benefícios desse ingrediente dermocosmético. Confira!

Você já deve ter ouvido que a vitamina C faz bem para a saúde e para a imunidade, mas você sabe todos os benefícios desse ingrediente para a pele? Além de dar mais viço, a vitamina C também clareia manchas e muito mais! O dermatologista Antonio Gomes Neto conta 10 verdades sobre o produto, como usar a vitamina C no rosto e esclarece dúvidas. Confira!

1 - A vitamina C é um poderoso antioxidante

Com o passar dos anos, é normal que a pele madura apresente linhas e marcas de expressão. Porém, a vitamina C é uma ótima aliada para retardar a ação do tempo, já que é um poderoso antioxidante. "As substâncias antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, ou seja, formam uma barreira protetora adiando o envelhecimento celular".

2 - A vitamina C potencializa a ação do filtro solar

Usar o protetor solar diariamente é fundamental para se proteger dos raios solares, além de prevenir manchas e o câncer de pele. O que você talvez não saiba é que a combinação de filtro solar e vitamina C potencializa a fotoproteção, auxiliando no combate ao efeito oxidativo da radiação solar. "A dica é lavar o rosto logo pela manhã, aplicar a vitamina C, aguardar o produto secar na pele e seguir com o filtro solar".

3 - A vitamina C ajuda a clarear manchas na pele

Vale destacar também que a vitamina C também age na prevenção de hiperpigmentações, porque inibe a formação de melanina na pele, assim como diminui manchas provocadas por inflamações de acne e dermatites. Porém, se você faz uso de medicamentos para o tratamento de pele, fique atenta! "É extremamente importante a recomendação de um dermatologista, que vai avaliar cada caso e prescrever a quantidade e frequência das aplicações".

4 - A pele fica mais viçosa com a vitamina C

Sabe aquele glow na pele de quem está com a rotina de skincare em dia? Pode agradecer à vitamina C. O ingrediente é responsável pela iluminação natural da pele e, logo nas primeiras aplicações, já é possível notar a diferença. "Para quem gosta de maquiagem, aqui vai uma dica excelente: utilize antes de todos os produtos e terá um efeito aveludado, como a de um primer".

5 - A vitamina C estimula a produção de colágeno

Falando em viço na pele, a vitamina C age diretamente na formação de colágeno. "A partir dos 30 anos, inicia-se um processo de lentidão na produção e um aumento de degradação do colágeno, sendo recomendada a realização de cuidados e tratamentos com o objetivo de diminuir esses efeitos". Por isso, ao usar a vitamina C, o ingrediente estimula a produção local, dando mais elasticidade e prevenindo o envelhecimento.

A vitamina C deixa a pele mais iluminada, como um glow saudável e natural
A vitamina C deixa a pele mais iluminada, como um glow saudável e natural

6 - Aposte na vitamina C para melhorar a cicatrização

Se a sua pele é daquelas que demoram a cicatrizar e vive inflamada, a vitamina C pode te ajudar. Ela influencia na regeneração da pele, agindo diretamente na proliferação e migração de células nas áreas afetadas. "O uso diário vai auxiliar na cicatrização, na recuperação das lesões recentes e na melhora da uniformização da pele".

7 - A vitamina C pode ser usada em todas as estações do ano

Outro fato curioso sobre a vitamina C é que seu uso é muito recomendado no inverno, uma estação em que a pele fica mais sensível e precisa de proteção extra. Porém ela pode ser sim usada em diferentes estações, inclusive no verão. Alguns ativos dermocosméticos, especialmente quando manipulados para aplicação na face, possuem prescrições restritas. Porém, a vitamina C é um ingrediente geralmente muito bem tolerado, o que permite ser administrado diariamente, uma ou duas vezes por dia, exceto em casos específicos".

8 - Ela também pode ser usada em todos os tipos de pele

Além de não ter restrição em épocas do ano, a vitamina C também pode ser usada em diferentes tipos de pele. "Pessoas com pele seca, mista ou oleosa podem incluí-la na rotina de cuidados diários". Porém, o profissional ressalta: "O alerta que sempre dou é ler a composição de cada produto. Pessoas que são alérgicas a qualquer substância presente naquele item, devem evitar o seu uso".

9 - Gestantes e lactantes também podem usar a vitamina C

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também podem cuidar da pele com a vitamina C, já que a substância não é prejudicial e pode ser usada diariamente. O dermato, porém, explica que, nesses períodos, nenhum produto deve ser usado sem a supervisão de um especialista. "Em casos de hiperpigmentações gestacionais, o tratamento costuma ser a médio e longo prazo. Sendo assim, o uso da vitamina C pura não terá um efeito imediato e, muitas vezes, precisará ser associado com outros medicamentos".

10 - A vitamina C pode oxidar - atenção aos cuidados!

Vale reforçar que a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto instável e, por isso, sofre oxidação quando exposto a oxigênio, luz, água e calor. "Para evitar que o produto fique com a cor alterada – um dos fatores que demonstram a oxidação ativa -, e com isso também tenha sua eficácia diminuída, opte por embalagens que dificilmente promoverão o contato da composição com o ambiente externo", finaliza o dermatologista.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.