Vitamina C: 10 coisas que você precisa saber para incluir o produto no skincare!
Publicado em 15 de janeiro de 2021 18:18
Por Marina Couto
Você sabia que a vitamina C potencializa a ação do filtro solar e ajuda no clareamento de manchas da pele? O dermatologista Antonio Gomes Neto fala mais sobre esses e outros benefícios desse ingrediente dermocosmético. Confira!
Cuidados com a pele: inclua a vitamina C nos seus itens de skincare e descubra os benefícios
O que você precisa saber sobre vitamina C: dermato explica
A vitamina C é cheia de benefícios para a pele
Saiba como usar a vitamina C no rosto
A vitamina C é antioxidante e previne o envelhecimento precoce
Aposte na vitamina C para cuidar da pele
Filtro solar e vitamina C combinam, aposte!
A vitamina C deixa a pele mais viçosa
Pode usar a vitamina C em qualquer estação do ano
Inclua a vitamina C na sua rotina de skincare
Antes da maquiagem, a vitamina C funciona como primer
Veja + após o anúncio

Você já deve ter ouvido que a vitamina C faz bem para a saúde e para a imunidade, mas você sabe todos os benefícios desse ingrediente para a pele? Além de dar mais viço, a vitamina C também clareia manchas e muito mais! O dermatologista Antonio Gomes Neto conta 10 verdades sobre o produto, como usar a vitamina C no rosto e esclarece dúvidas. Confira!

1 - A vitamina C é um poderoso antioxidante

Com o passar dos anos, é normal que a pele madura apresente linhas e marcas de expressão. Porém, a vitamina C é uma ótima aliada para retardar a ação do tempo, já que é um poderoso antioxidante. "As substâncias antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, ou seja, formam uma barreira protetora adiando o envelhecimento celular".

2 - A vitamina C potencializa a ação do filtro solar

Usar o protetor solar diariamente é fundamental para se proteger dos raios solares, além de prevenir manchas e o câncer de pele. O que você talvez não saiba é que a combinação de filtro solar e vitamina C potencializa a fotoproteção, auxiliando no combate ao efeito oxidativo da radiação solar. "A dica é lavar o rosto logo pela manhã, aplicar a vitamina C, aguardar o produto secar na pele e seguir com o filtro solar".

3 - A vitamina C ajuda a clarear manchas na pele

Vale destacar também que a vitamina C também age na prevenção de hiperpigmentações, porque inibe a formação de melanina na pele, assim como diminui manchas provocadas por inflamações de acne e dermatites. Porém, se você faz uso de medicamentos para o tratamento de pele, fique atenta! "É extremamente importante a recomendação de um dermatologista, que vai avaliar cada caso e prescrever a quantidade e frequência das aplicações".

4 - A pele fica mais viçosa com a vitamina C

Sabe aquele glow na pele de quem está com a rotina de skincare em dia? Pode agradecer à vitamina C. O ingrediente é responsável pela iluminação natural da pele e, logo nas primeiras aplicações, já é possível notar a diferença. "Para quem gosta de maquiagem, aqui vai uma dica excelente: utilize antes de todos os produtos e terá um efeito aveludado, como a de um primer".

5 - A vitamina C estimula a produção de colágeno

Falando em viço na pele, a vitamina C age diretamente na formação de colágeno. "A partir dos 30 anos, inicia-se um processo de lentidão na produção e um aumento de degradação do colágeno, sendo recomendada a realização de cuidados e tratamentos com o objetivo de diminuir esses efeitos". Por isso, ao usar a vitamina C, o ingrediente estimula a produção local, dando mais elasticidade e prevenindo o envelhecimento.

A vitamina C deixa a pele mais iluminada, como um glow saudável e natural © Getty Images

6 - Aposte na vitamina C para melhorar a cicatrização

Se a sua pele é daquelas que demoram a cicatrizar e vive inflamada, a vitamina C pode te ajudar. Ela influencia na regeneração da pele, agindo diretamente na proliferação e migração de células nas áreas afetadas. "O uso diário vai auxiliar na cicatrização, na recuperação das lesões recentes e na melhora da uniformização da pele".

7 - A vitamina C pode ser usada em todas as estações do ano

Outro fato curioso sobre a vitamina C é que seu uso é muito recomendado no inverno, uma estação em que a pele fica mais sensível e precisa de proteção extra. Porém ela pode ser sim usada em diferentes estações, inclusive no verão. Alguns ativos dermocosméticos, especialmente quando manipulados para aplicação na face, possuem prescrições restritas. Porém, a vitamina C é um ingrediente geralmente muito bem tolerado, o que permite ser administrado diariamente, uma ou duas vezes por dia, exceto em casos específicos".

8 - Ela também pode ser usada em todos os tipos de pele

Além de não ter restrição em épocas do ano, a vitamina C também pode ser usada em diferentes tipos de pele. "Pessoas com pele seca, mista ou oleosa podem incluí-la na rotina de cuidados diários". Porém, o profissional ressalta: "O alerta que sempre dou é ler a composição de cada produto. Pessoas que são alérgicas a qualquer substância presente naquele item, devem evitar o seu uso".

9 - Gestantes e lactantes também podem usar a vitamina C

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também podem cuidar da pele com a vitamina C, já que a substância não é prejudicial e pode ser usada diariamente. O dermato, porém, explica que, nesses períodos, nenhum produto deve ser usado sem a supervisão de um especialista. "Em casos de hiperpigmentações gestacionais, o tratamento costuma ser a médio e longo prazo. Sendo assim, o uso da vitamina C pura não terá um efeito imediato e, muitas vezes, precisará ser associado com outros medicamentos".

10 - A vitamina C pode oxidar - atenção aos cuidados!

Vale reforçar que a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto instável e, por isso, sofre oxidação quando exposto a oxigênio, luz, água e calor. "Para evitar que o produto fique com a cor alterada – um dos fatores que demonstram a oxidação ativa -, e com isso também tenha sua eficácia diminuída, opte por embalagens que dificilmente promoverão o contato da composição com o ambiente externo", finaliza o dermatologista.

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza Pele Beleza madura
Sobre o mesmo tema
Jojo Todynho escancara a verdade e revela motivo do término com Renato Santiago: 'Acho que vocês já sabem...'
Jojo Todynho escancara a verdade e revela motivo do término com Renato Santiago: 'Acho que vocês já sabem...'
23 de fevereiro de 2024
Ana Maria Braga sem maquiagem no 'Mais Você'! Apresentadora surge na TV como você nunca viu
Ana Maria Braga sem maquiagem no 'Mais Você'! Apresentadora surge na TV como você nunca viu
26 de outubro de 2023
Notícias similares
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
23 de março de 2024
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
29 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Cristina de 'Alma Gêmea' de volta? 19 anos após novela, Flávia Alessandra transforma visual e semelhança com icônica vilã choca web
Cristina de 'Alma Gêmea' de volta? 19 anos após novela, Flávia Alessandra transforma visual e semelhança com icônica vilã choca web
17:00
Belo sai de casa após se separar de Gracyanne Barbosa! Cantor comprou mansão de R$ 10 milhões, apesar de dívidas do casal
Belo sai de casa após se separar de Gracyanne Barbosa! Cantor comprou mansão de R$ 10 milhões, apesar de dívidas do casal
16:50
Últimas Notícias