Com a chegada das festas juninas e das temperaturas mais baixas, algumas receitas costumam fazer muito sucesso entre o público. Muito além dos caldos e da canjica, o quentão atravessa gerações e se tornou um dos símbolos mais marcantes das celebrações de junho.
Preparado com especiarias aromáticas e ingredientes cítricos, o quentão conquista pelo sabor intenso e pela sensação de 'quentinho' que nos dá nos dias frios. Embora existam diversas versões da receita, alguns ingredientes costumam ser indispensáveis, como o gengibre, a canela e as frutas cítricas. Cada família costuma ter seus próprios segredos, adaptando quantidades e acrescentando novos sabores no preparo.
Entre as releituras que valem a pena dar uma chance está a do chef francês e jurado do programa 'MasterChef Brasil', Érick Jacquin. Dono de uma carreira bem-sucedida na cozinha, ele aposta em uma combinação que une canela e laranja para criar uma bebida aromática com aquele toque característico da cachaça.
Se você está preparando sua festa junina ou quer aquecer em uma noite de inverno, te contamos como preparar uma receita inspirada na versão apresentada pelo chef.
Prepare a cachaça e a blusa de frio porque esse quentão é ideal para uma festinha em família com muitas comidas típicas. A receita não é difícil e tem alguns segredinhos envolvendo a laranja, além de toques de maçã e pera, que são caramelizadas e dão um toque ainda melhor para a bebida.
- Cravo
- Canela em pau
- Gengibre
- Uma laranja (incluindo a casca)
- Um limão (incluindo a casca)
- 200g de açúcar
- Cachaça
- Uma maçã
- Uma pera
Comece adicionando em uma panela grande cerca de 5 cravos, uma canela cortada em pedaços menores, um pedaço médio de gengibre e as 200 gramas de açúcar. Leve ao fogo com um pouco de água (apenas para cobrir o fundo) e deixe cozinhar até caramelizar.
Depois de caramelizado, entre com a cachaça (a gosto, dependendo da intensidade da bebida que deseja), mais água, e deixe cozinhar em fogo baixo/médio por cerca de 25 a 30 minutos. Enquanto isso, faça os outros preparos para deixar a receita encaminhada.
Corte em cubinhos a metade da laranja e do limão, que já estão sem casca, e adicione no fundo de um copo ou taça grossa. Esprema o suco das frutas na panela do quentão e, depois disso, corte a maçã e a pera em cubinhos para prepará-las caramelizadas.
Em uma frigideira alta, coloque cerca de 3 colheres rasas de açúcar e adicione um pouco do quentão. Mexa bem e adicione mais um pouco de cachaça para flambar as frutas e soltar ainda mais sabor. Para finalizar a receita, coe o quentão em um recipiente e adicione as peras e maçãs flambadas. Depois disso, é só servir no copo com as laranjas e limões e aproveitar essa delícia.