Você só precisa de uma palavra para essa técnica psicológica: ela serve para se defender da pessoa narcisista
Publicado em 6 de novembro de 2025 às 05:09
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
O que tentaremos fazer é evitar reforçar o comportamento deles com o nosso, para que esse comportamento eventualmente desapareça
Veja + após o anúncio

Embora apenas um em cada vinte narcisistas seja diagnosticado, estima-se que existam muitos mais. De fato, alguns especialistas falam em uma pandemia de narcisismo e, como explica a psicóloga Ramani Durvasula, consideram-na "um problema de saúde pública". Se você tiver o azar de conviver com um narcisista, seja no trabalho ou na vida pessoal, existe uma técnica comprovada psicológica e cientificamente para lidar com um deles: não reaja.

Ainhoa, conhecida nas redes sociais como Ainhowinss, é uma psicóloga que explica como lidar com o comportamento narcisista "sem gritar, chorar ou perder a paciência", como ela mesma diz em um de seus vídeos no TikTok. A especialista propõe não reagir quando o narcisista provoca e manter o que ela chama de neutralidade cirúrgica. "Não se justifique nem dê explicações", afirma, "porque o narcisista se alimenta das suas reações."

Do ponto de vista psicológico, essa ação é chamada de extinção comportamental. Segundo os especialistas da VeryWellMind , extinção se refere ao "enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta na diminuição ou desaparecimento do comportamento". Em outras palavras, é uma ação que, com o tempo, leva ao fim do comportamento — exatamente o que queremos que aconteça com um narcisista. O que Ainhoa ​​explica é que, ao não reagirmos, removemos o elemento mais importante que reforça esse comportamento: sua explicação, sua justificativa, sua presença constante.

Veja + após o anúncio
Veja também
As pessoas mais felizes ao longo de sua vida têm este único hábito em comum, segundo o especialista de Harvard Arthur C. Brooks

Embora o comportamento narcisista possa variar em intensidade e manifestação, como explicam os psicólogos da Open Minds , “todos os narcisistas compartilham certas necessidades subjacentes que motivam seu comportamento”, e uma delas é a busca constante por atenção. Eles precisam ser o centro das atenções, então, se não cedermos às suas provocações e simplesmente respondermos com um “ok” e formos embora, como sugere Ainhoa, o sistema deles entra em colapso. 

Eles não recebem o que buscam, e isso “os machucará mais do que qualquer outra interação”, explica ela. É importante ressaltar que não se trata de causar danos sem motivo ou justificativa, como esclarece a especialista, mas sim de garantir que nossas ações não incentivem a continuidade desse comportamento.

Isso resolve todos os comportamentos narcisistas? Infelizmente, não. Como explica Ainhoa, não é mágica, mas "você pode parar de reforçar essa persona assim que parar de agir como ela". Essa técnica serve "para se defender do seu narcisista", garante Ainhoa. Para tratar e melhorar o quadro, é necessário um tratamento personalizado, algo que você não encontra em um vídeo do TikTok, mas sim em uma consulta psicológica.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana