
A morte do Papa Francisco, anunciada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21), pegou várias pessoas de surpresa. No entanto, vale lembrar que há cerca de um mês o jesuíta enfrentou alguns problemas sérios na saúde, chegando a ser internado.
No domingo de Páscoa (20/04), o pontífice, que já retirou parte do pulmão na juventude, apareceu na varanda e abençoou os fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano: "Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”, disse o papa.
María Elena, única irmã viva de Jorge Mario Bergoglio, falou em 2013 durante uma entrevista à emissora "C5N", sobre o desejo de seu irmão: ele nunca havia tido essa vontade de torna-se pontífice. Todavia, ela ressaltou na época que era "preciso rezar muito por ele". Com informações das agências AFP e EFE, na época.

+ Veja aqui algumas curiosidades sobre a vida do Papa Francisco
No bate-papo ao veículo argentino, María Elena contou que o seu irmão "não queria ser papa", e além disso, falou sobre a sua surpresa quando ele foi eleito pontífice:
"Foi um choque muito forte, que ainda estou vivendo, não esperava que fosse eleito Papa. Pobre homem, a emoção que deve sentir escutando toda essa gente gritar 'viva o Papa'!", falou durante a entrevista.

Para complementar, ela disse que em 2005, quando Francisco foi considerado um possível sucessor de João Paulo II, "rezava para que não fosse eleito", pontuou. O Líder da Igreja Católica, que fez uma revelação sobre seu sepultamento mesmo antes da morte, teve outros irmãos: Oscar Adrian Bergoglio, Marta Regina Bergoglio e Alberto Horacio Bergoglio, hoje já falecidos.
Ainda na entrevista, a irmã de Francisco falou a sensação de vê-lo como Papa: "É um momento histórico, é o primeiro papa não europeu, latino-americano, argentino, e isto coube a ele, meu irmão", explicou sobre Jorge Mario, o primeiro papa latino-americano, cujo nome possui uma ligação curiosa com o Brasil.
Em outro momento, reforçou a ideia de que era necessário rezar muito por ele, diante de momentos conturbados sendo vividos pela Igreja, naquela ocasião. Em junho de 2014, o Papa Francisco disse que "não queria ser Papa", quando foi questionado por um menino:

"Eu não queria", disse Francisco. Ele complementou: "Quem quer ser papa não ama a si mesmo. E Deus não o abençoa", disse ele, no encontro com estudantes católicos da Itália e da Albânia.
+ Confira mais detalhes aqui sobre o conclave, e quem será o sucessor de Papa Francisco