Dieta low carb: o que pode comer ou não? Nutróloga conta 4 erros mais comuns nessa alimentação
Publicado em 16 de setembro de 2022 14:12
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
A dieta low carb é uma das mais procuradas: mas qual é o jeito certo de retirar os carboidratos da alimentação? A seguir, a médica Marianna Magri conta mais detalhes para quem quer fazer essa escolha!
Dieta low carb: o que pode comer ou não? Nutróloga conta 4 erros mais comuns nessa alimentação Optar pela alimentação low carb é uma aposta mais recorrente com a chegada da Primavera e do Verão Alimentação rica em proteínas e fontes boas de gordura é essencial para quem quer fazer dieta low carb Alimentos ricos em açúcar e conservantes ficam de fora da alimentação na dieta low carb Na dieta low carb, diferentes fontes de nutrientes são necessárias: é um erro retirar todos os carboidratos de uma vez da alimentação, conta nutróloga
Veja + após o anúncio

Optar pela dieta low carb é uma escolha recorrente, especialmente com diante da proximidade da Primavera-Verão. Essa estratégia alimentar pode ser uma aliada de quem quer ter mais qualidade de vida, reduzir os índices de gordura, emagrecer, e, junto com uma rotina de exercícios, pode ajudar na definição muscular.

Mas quais são os principais erros cometidos ao fazê-la? E quais são os alimentos permitidos e proibidos? Ao Purepeople, a nutróloga Marianna Magri tira essas e outras dúvidas!

O que é a dieta low carb?

Segundo a médica, a dieta low carb é um regime alimentar em que se reduz o consumo de carboidratos (açúcar). "O nutriente que fornece energia ao organismo e que está presente em alimentos como pães, massas, cereais, tubérculos, frutas, doces, etc", indica.

"Para compensar essa diminuição, deve-se aumentar a ingestão de proteínas e gorduras consideradas boas", aponta Dra. Marianna.

Dieta low carb: quais são os erros mais comuns?

Um ponto importante para quem quer aderir à dieta low carb é entender que a saúde não pode ficar de lado. Por isso, a especialista lista quais são os quatro erros principais para você não cometê-los.

1 - Parar de comer carboidratos totalmente sem aumentar a quantidade de gorduras e fazer suplementação correta

A nutróloga indica que, se você simplesmente para de fornecer açúcar para o seu corpo, ele vai entrar em estado de cetose. "Isso consiste na queima de gordura para produzir energia, dando origem a moléculas chamadas corpos cetônicos. A cetose também causa sintomas como dor de cabeça, tontura, enjoo, gosto metálico na boca, mau hálito e fraqueza", lista.

"E, em um estado de cetose prolongado, esses efeitos desagradáveis podem fazer com que você desista da dieta, além de induzir o organismo a queimar a massa magra para obter energia, por isso é importante subir os níveis de gorduras e proteínas (azeite, abacate, carnes e ovos)", completa.

2 - Não diferenciar os tipos de carboidrato

Os carboidratos de alto índice glicêmico são rapidamente absorvidos pelo organismo, levando a um pico de liberação de insulina. Os carboidratos de baixo índice glicêmico, por sua vez, costumam estar presentes em alimentos ricos em fibras, de forma que eles levam mais tempo para ser digeridos e absorvidos.

"Leguminosas, tubérculos, cereais integrais e a maioria das frutas têm índice glicêmico relativamente baixo; porém, por apresentar uma quantidade muito grande de carboidratos, diversas variações das dietas low carb acabam restringindo ou até mesmo proibindo totalmente o consumo desses alimentos, o que nem sempre é realmente saudável", explica a Dra. Marianna.

3 - Consumir gorduras ruins em excesso

Ao fazer dieta low carb, é importante ficar atenta para não ter uma ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans. "Elas aumentam os níveis de colesterol ruim no sangue e favorecem as doenças cardiovasculares, os embutidos e carnes processadas devem ser evitados por serem ricos em gorduras saturadas, enquanto produtos industrializados devem ficar fora da alimentação por terem gordura trans", conta.

4 - Não ter acompanhamento profissional

A nutróloga salienta que a dieta low carb não consiste em apenas cortar o consumo de carboidratos e, por isso, o acompanhamento de um especialista é essencial. "A quantidade ideal desse nutriente e a maneira como ele é distribuído ao longo do dia variam de pessoa para pessoa", destaca.

"Cada indivíduo apresenta necessidades diferentes, além de que a maioria dos pacientes necessita de suplementação bem específica nesse período", indica Dra. Marianna Magri.

O que pode comer na dieta low carb?

A especialista lista ainda quais são os alimentos que são permitidos nesse tipo de dieta. "Cortes de boi, porco e frango; Peixes e frutos do mar; Ovos; Verduras: folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, rúcula); Vegetais não-amiláceos (brócolis, couve-flor, rabanete, berinjela); Frutas com baixo índice glicêmico: abacate, amora, cereja, morango, mirtilo, maracujá, limão, kiwi", conta.

Na dieta low carb, o frango é uma proteína certeira © Getty Images

No consumo de laticínios, a nutróloga conta que dar preferência aos queijos mais amarelos e mais curados é mais certeiro. "Eles possuem menos lactose e mais gordura. Queijo, manteiga, creme de leite e iogurte sem adição de açúcar também são permitidos".

Somados a eles entram nozes, amêndoas, castanhas e sementes (chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora); gorduras e óleos: azeite de oliva, óleo de coco, banha e óleo de peixe e algumas bebidas. "Chá, café, kombuchas, kefir, água e água com limão", aponta.

Dieta low carb: quais são os alimentos de consumo limitado

A nutróloga elenca ainda quais alimentos precisam ser consumidos com moderação. "Tubérculos: batata-inglesa, batata-doce, beterraba, cenoura, inhame e mandioca; Grãos sem glúten e integrais: arroz integral, aveia, quinoa; Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico; Frutas ricas em açúcar: maçã, pera, banana, melão etc".

Alimentos proibidos para a dieta low carb

Finalmente, a especialista aponta também aqueles pratos que precisam ficar de fora do cardápio de quem quer optar pela dieta low carb.

"Alimentos ricos em carboidratos refinado: massas com farinha branca, pão branco, doces, bolachas, refrigerantes, sorvetes, suco de frutas e outros produtos que recebem adição de açúcar; Grãos com glúten: trigo, cevada e centeio", aponta.

Somados a eles estão embutidos e carnes processadas ("linguiça, salsicha, mortadela, salame etc"), alimentos com gordura trans, como margarina, biscoitos e salgadinhos de pacote. "Essas gorduras também podem aparecer no rótulo como "gordura hidrogenada" ou "gordura parcialmente hidrogenada", orienta a nutróloga.

Palavras-chave
Beleza Dieta Beleza & Estilo Corpo
Tendências
Todos os famosos
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Esses 4 perfumes do Boticário são 'gêmeos' de perfumes importados e vão te deixar com cheiro de rica gastando pouco
Esses 4 perfumes do Boticário são 'gêmeos' de perfumes importados e vão te deixar com cheiro de rica gastando pouco
12 de dezembro de 2023
Com cheiro de perfume importado: 5 perfumes nacionais que vão te fascinar por serem idênticos ao La Vie Est Belle
Com cheiro de perfume importado: 5 perfumes nacionais que vão te fascinar por serem idênticos ao La Vie Est Belle
7 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Separados! Campeão do 'BBB 24', Davi admite fim do namoro com Mani Rêgo: 'Não soube respeitar...'. Veja vídeo
Separados! Campeão do 'BBB 24', Davi admite fim do namoro com Mani Rêgo: 'Não soube respeitar...'. Veja vídeo
07:03
Encontro de gerações! Pedro Bial e Tadeu Schmidt refletem sobre apresentar o 'BBB' e web questiona: 'Cadê o Leifert?'
Encontro de gerações! Pedro Bial e Tadeu Schmidt refletem sobre apresentar o 'BBB' e web questiona: 'Cadê o Leifert?'
23 de abril de 2024
Pitel eterniza participação no 'BBB 24' com tatuagem inusitada e web reage: 'Parece um cachorro'
Pitel eterniza participação no 'BBB 24' com tatuagem inusitada e web reage: 'Parece um cachorro'
23 de abril de 2024
Kylie Jenner está grávida de Timothée Chalamet? Detalhe curioso em look de influenciadora faz internautas criarem teorias
Kylie Jenner está grávida de Timothée Chalamet? Detalhe curioso em look de influenciadora faz internautas criarem teorias
23 de abril de 2024
Últimas Notícias