Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Mar do Sertão
Novela O Cravo e a Rosa
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
Novela Será Isso Amor?
Novelas Mexicanas
Novelas Turcas
TV
A Fazenda 2022
Ilha Record
Masterchef Brasil
BBB 23
Reality Show
De Férias com o Ex
Casamento às Cegas
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro
Séries
Pacto Brutal
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Viviane Araujo
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Beleza & Estilo

Distúrbio alimentar: privação em dieta sem orientação causa prejuízos à saúde, contam especialistas

Distúrbio alimentar: privação em dieta sem orientação causa prejuízos à saúde, contam especialistas
Distúrbio alimentar: privação em dieta sem orientação causa prejuízos à saúde, contam especialistas
13 fotos
Manter uma dieta extremamente restrita sem orientação especializada é prejudicial à saúde. No 'BBB 22', as restrições alimentares de Bárbara viraram assunto na casa e fora dela, levantando o debate sobre distúrbios alimentares.

Os distúrbios alimentares afetam, segundo dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), 10 milhões de brasileiros, em sua maioria mulheres. A ausência de uma relação positiva com os alimentos tem diferentes faces e pode resultar em compulsão alimentar, dietas extremamentes restritas sem orientação médica e dismorfia corporal, entre outros transtornos.

A questão entrou em debate no cenário nacional por conta do comportamento de Bárbara, do "BBB 22". A gaúcha, segundo amigas do confinamento, "não come arroz, nem feijão e nem pão, só ovo e café". Representantes da modelo, no entanto, se posicionaram assegurando que ela é saudável.

"A Bárbara tem acompanhamento de seus especialistas e, de acordo com os mesmos, está muito saudável. Inclusive, para fazer parte do programa, realizou os mais diversos exames para estar apta a participar do reality", apontou a empresária da participante à página "Gossip do Dia".

Entenda como uma dieta restritiva sem orientação causa danos ao organismo

Dr. João Branco, médico ortomolecular e especialista em medicina esportiva, faz alerta sobre uma dieta extremamente limitada sem a supervisão de um expert.

"Restringir a alimentação de uma maneira não-regrada, sem orientação de um profissional de saúde, pode causar até mesmo outros transtornos. Porque a pessoa priva a caloria e se priva também de nutrientes. Isso é muito temeroso", aponta.

Dieta restritiva sem orientação médica pode causar danos à saúde

Segundo ele, os prejuízos comprometem a saúde como um todo. "Pode resultar em baixa de massa muscular, baixa da imunidade e além disso, pode caracterizar também algum transtorno dismórfico. A pessoa olha o corpo e não vê aquilo que realmente ela é. Cada vez passa a se privar mais ainda a alimentação querendo atingir um status de magreza que não é saudável", orienta.

"Às vezes a dieta que a pessoa está fazendo, achando que está certa, ela está na realidade transpassando um transtorno alimentar, uma bulimia desenvolvendo uma anorexia. Necessariamente, ela não precisa comer arroz, feijão, batata... tudo junto, agora só manter fruta, só comer ovo e tomar café, isso é proveniente pra baixa de peso mas que não necessariamente vai gerar saúde pra ela", acrescenta.

Psicóloga aponta impacto de comportamentos em saúde mental

A psicóloga Maria Rafart explica que uma relação ruim com a comida afeta diretamente a saúde mental do diagnosticado.

"Os distúrbios alimentares são muito mais do que a simples relação com a comida e de estar em boa forma física: podem indicar afetos distorcidos, sinais de ansiedade, e uma infinidade de questões mal resolvidas, como dietas equivocadas, transtornos de humor como ansiedade e depressão, problemas de autoimagem, traumas passados, estresse e baixa autoestima", lista.

A especialista também aponta que a pessoa não precisa, necessariamente, apresentar sintomas todos os dias para ter um distúrbio alimentar. O transtorno classificado como "binge eating" se relaciona com uma compulsão alimentar períodica.

"É caracterizado por episódios de ingestão descontrolada de comida. Quando come demais numa festa, o dia seguinte é de culpa e vergonha, que desembocam em punição: ela passa o dia sem se alimentar depois de um episódio como esse", analisa.

O tratamento ter um olhar multidisciplinar, com psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas. "O tratamento vai além da identificação dos gatilhos, com um olhar multidisciplinar sobre o fenômeno", aponta a psicóloga.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.