Embora a Geração Z tenha colocado em evidência a ideia de que não ter problemas é normal, ainda temos dificuldade em expressar emoções complexas. Mesmo com amigos ou em ambientes familiares próximos, muitos de nós dizemos "está tudo bem" ou "não foi nada" quando alguém nos pede desculpas.
Isso pode acontecer quando nosso parceiro admite um erro, ultrapassa nossos limites ou nos magoa. Dizer "está tudo bem" pode evitar um confronto, mas a verdade é que a cura é pior que a doença, porque estamos reprimindo nossos sentimentos em vez de sermos honestos.
Para esclarecer nossos sentimentos, estabelecer limites ou pedir ajuda, podemos substituir aquele simples "está tudo bem" por uma destas frases que demonstram que temos inteligência emocional e somos capazes de lidar com conflitos da melhor maneira possível.
“Isso me magoou”: Quando, em vez de "tudo bem", dizemos que algo nos magoou ou feriu nossos sentimentos, não apenas expressamos o que estamos passando, o que demonstra inteligência emocional, mas também estabelecemos uma espécie de limite com a outra pessoa.
A Dra. Lisa Marie Bobby, psicóloga e fundadora da Growing Self Counseling & Coaching, explicou a importância de usar frases com "eu" quando discutimos . Em vez de acusar seu parceiro e dizer o que ele fez de errado, diga a ele o que você sente frases com "eu". Expressar nossos próprios sentimentos, sem fazer suposições sobre por que a outra pessoa agiu daquela maneira ou fazer acusações, abre caminho para discutir o conflito e negociar possíveis mudanças.
“Não me sinto forte o suficiente para falar sobre isso agora”: É possível que naquele momento (ou com aquela pessoa) você não esteja com vontade de falar a fundo sobre o que te incomoda. Você pode adiar a conversa até se sentir mais preparado. Você poderia dizer: "Não estou com vontade de falar sobre isso agora, mas se você quiser, podemos conversar mais sobre isso quando eu estiver pronto". Dessa forma, você não ignora o problema, mas respeita seu tempo.
“Tive um dia difícil”: Essa frase simples é como uma mão estendida e sinaliza para a outra pessoa que você pode precisar do apoio dela. Dessa forma, você controla quanta informação deseja compartilhar naquele momento. Se realmente precisar de ajuda, acrescente no final: "Eu estava pensando se poderíamos conversar sobre isso". Usar essa frase abre caminho para uma conversa sincera sobre o que se passa com você.
Fingir que está tudo bem pode se tornar uma regra social tácita e podemos nos sentir pressionados a sermos positivos o tempo todo, uma positividade tóxica. Podemos achar mais fácil dizer "está tudo bem" do que investigar por que as coisas não estão.
Como a autora Becky Diamond explicou na Psychology Today, “é preciso coragem para falar sobre sentimentos e experiências que podem ser percebidos como negativos ou sinal de fraqueza, mas é mais saudável comunicar e compartilhar nossos medos e frustrações do que guardá-los para nós mesmos”.
Isso pode levar à ansiedade e ao estresse, além de consequências negativas para nossa saúde cardiovascular e sistema digestivo. Chegou a hora de parar de dizer “está tudo bem” quando não está. Pelo seu bem e pelo bem daqueles ao seu redor.