Apaixonada por vinho? Confira 8 mitos e verdades sobre a bebida!
Publicado em 28 de agosto de 2020 16:21
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Vinho, branco ou tinto: Qual é seu tipo de vinho favorito? A bebida ganha mais fãs e, com sua popularização, surgem perfuntas como 'qual a melhor forma de guardar o vinho?', 'A bebida fica, de fato, melhor com o tempo?'. Confira essas e outras curiosidades sobre o vinho na matéria a seguir!
Mitos e verdades sobre vinho: tire suas dúvidas sobre a bebida em matéria nesta sexta-feira, dia 28 de agosto de 2020
Vinho branco pode ser produzido com uvas tintas!
Vinho passou a fazer parte do cotidiano das brasileiras
Vinho é saudável! Saiba detalhes e curiosidades sobre a bebida
Vinho tem propriedades que ajudam a cuidar da saúde
Vinho rosé pode ser feito com mistura de vinho tinto e branco
Vinho precisa ser guardado em ambiente adequado
Vinho rosé está entre os favoritos das brasileiras
Veja + após o anúncio

A cada dia, o vinho conquista novas fãs: em diferentes tipos, rótulos e preços, a bebida está mais presente na vida das brasileiras. Além de ser ótimo para um jantar romântico, ele pode ser também sua companhia para um momento de autocuidado e skincare, porque não? O Purepeople apresenta, a seguir, alguns mitos e verdades sobre vinho para tirar dúvidas e matar algumas curiosidades recorrentes sobre a bebida!

1) Vinhos mais antigos são os melhores

Mito! Tal suposição ficou tão popular que virou até dito popular! Quem nunca ouviu que determinada coisa é "igual a vinho, melhora com o tempo? Pois é, parece que não é bem assim... Por ser uma bebida fermentada, ele tem uma alta capacidade de envelhecimento e alguns podem ficar anos guardados. No entanto, a maior parte dos rótulos tem durabilidade curta e não vão sofrer grandes alterações no paladar se ficarem anos guardados. Se a sua ideia é comprar a bebida para consumir daqui há alguns anos em uma ocasião especial, por exemplo, vale investir nos "vinhos de guarda", que equivalem a 10% do mercado da bebida.

2) Decantação melhora o vinho

Verdade! O decanter (ou decantador) parece uma jarra com pescoço alongado e, apesar de ser considerado "gourmet" por muitos, ele ajuda de fato a ressaltar o sabor da bebida. Isso porque ele favorece a oxigenação da bebida, intensificando as características de cada rótulo e deixando o álcool menos acentuado. Outra opção é investir em um aerador: menor do que o decanter, ele é fixado na ponta da garrafa e também melhora a oxigenação.

3) Vinho de várias uvas não é de qualidade
Mito! A quantidade de tipos de uvas usadas na fabricação não tem relação direta com a qualidade da bebida. Uma das regiões mais influentes no mercado de vinho, Bordeux, na França, aliás, ganhou fama mundial pela mistura de duas ou mais uvas nos rótulos. A qualidade da safra, a higiene na elaboração e as técnicas envolvidas em todo o processo são pontos mais importantes a se considerar.
4) Vinho rosé é resultado da mistura do tinto e branco

Verdade (com ressalvas!). Há dois tipos de fabricação possível para alcançar o tom rosé dos vinhos. Algumas marcas optam, de fato, por aliar os outros dois tipos. Outras - em sua maioria, vale destacar, fabricam o vinho rosé através da fermentação de uvas tintas com pouco contato com a casca. Nas primeiras horas, as cascas transferem um tom suave para o líquido e, em seguida, o enólogo as retira, para que o tom não se intensifique.

Diferentes qualidades de vinho são produzidas em todo o mundo © Maksym Kaharlyskyi/Unsplash

5) Vinho faz bem para a saúde

Verdade! Consumido nas proporções devidas, o vinho por ser sim uma aliada à saúde. Isso porque ele tem propriedades antioxidantes. O resveratrol, composto presente nas cascas e nas sementes, tem ação direta no envelhecimento precoce e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além deles, vinhos têm polifenóis - composto químico encontrado também em frutas silvestres - que apresentam outras vantagens para o organismo, como redução de inflamações e melhora da digestão. Ah, e uma dica! Quanto mais escuro, mais polifenóis. Dessa forma, o vinho tinto é o mais recomendado: especialistas recomendam o consumo de 1 a 2 copos de 125 ml por dia.

6) Vinho de rosca tem qualidade inferior

Mito! A rolha ou a tampa de rosca não tem ligação direta com a qualidade do produto - tratando-se de vinhos para consumo imediato (diferentes dos vinhos de guarda, que falamos no item 1, lembra?). A rolha de cortiça tem origem em uma árvore chamada sobreiro. Rolhas desse tipo começaram a ser usadas no século 14 e, com o passar dos anos, a espécie começou a ficar mais rara, o que encareceu os custos da rolha orgânica. Dessa forma, surgiram opções mais baratas, como as rolhas de material plástico e a rosca de metal.

7) Vinho precisa ser guardado em ambiente escuro
Verdade! A luminosidade tem ação direta no envelhecimento precoce da bebida, bem como o calor. Por isso, se você é fã da bebida, prefira guardar as garrafas em um local com temperatura próxima a 15°C e sem luz direta.
8) Vinho branco não pode ser feito com uvas tintas

Mito! É, sim, possível fabricar vinho branco com uvas tintas. Isso acontece quando elas são fermentadas sem a casca. Esse é o motivo de existir rótulos de vinho Malbec e Pinot Noir brancos. Por outro lado, algumas uvas - como a Alicante Bouschet, natural da França e cultivada também em Portugal, EUA e Itália - têm a polpa e o suco tintos.

(Por Marilise Gomes)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Bem-estar Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Mariana Rios revela a verdade sobre namorar ex de melhor amiga: 'Pessoas especiais'
Mariana Rios revela a verdade sobre namorar ex de melhor amiga: 'Pessoas especiais'
11 de outubro de 2023
Wanessa Camargo dona de R$ 185 milhões? Tia da cantora revela a verdade sobre fortuna e faz acusação: 'Milícia'
Wanessa Camargo dona de R$ 185 milhões? Tia da cantora revela a verdade sobre fortuna e faz acusação: 'Milícia'
7 de janeiro de 2024
Notícias similares
Corpo de Luana Andrade é velado em SP e Celso Portiolli se emociona ao falar da morte da assistente de palco: 'Chocado'
Corpo de Luana Andrade é velado em SP e Celso Portiolli se emociona ao falar da morte da assistente de palco: 'Chocado'
8 de novembro de 2023
Messi e Antonella vivem crise e estão a ponto de se separar após traição. Entenda! play_circle
Messi e Antonella vivem crise e estão a ponto de se separar após traição. Entenda!
26 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Gnomos atentos! Pitel e Lucas 'Buda' analisam alvos ao Paredão durante Festa da Líder no 'BBB 24': 'Organizar e não dar mole'
Gnomos atentos! Pitel e Lucas 'Buda' analisam alvos ao Paredão durante Festa da Líder no 'BBB 24': 'Organizar e não dar mole'
03:43
Sem medo do Boninho! Fernanda reclama de conversa com psicóloga no 'BBB 24': 'Catei um sinal que eu não gostei'
Sem medo do Boninho! Fernanda reclama de conversa com psicóloga no 'BBB 24': 'Catei um sinal que eu não gostei'
02:58
Últimas Notícias