Cinco anos após se despedir do posto de jurada fixa no "MasterChef Brasil", a chef Paola Carosella voltou ao estúdio onde fez história e emocionou o público que acompanha o reality gastronômico da Band. A participação especial, exibida nesta terça-feira (5), no 11º episódio da 12ª temporada, rendeu elogios, suspiros nostálgicos e uma enxurrada de comentários nas redes sociais!
A volta, embora pontual, teve grande impacto. Paola substituiu o chef Erick Jacquin, que precisou se ausentar das gravações por questões pessoais. Ao lado de Helena Rizzo e Henrique Fogaça, a argentina participou do júri em um episódio que exigiu criatividade, sensibilidade estética e técnica dos participantes, tudo o que ela sempre valorizou em sua trajetória no programa.
“Estou muito emocionada em estar de volta”, declarou Paola em entrevista à Band, relembrando sua jornada de sete anos e 11 temporadas na atração. A chef destacou a transformação pessoal e profissional que viveu no palco do programa: “Eu era uma cozinheira que não saía do restaurante e fui para um programa de TV que fala de gastronomia para um país do tamanho do Brasil. Mudou minha vida, me transformou”. Awn!
Durante as gravações (realizadas em maio), ela já havia publicado registros ao lado dos colegas de bancada e, nos bastidores, elogiou o nível técnico dos competidores da temporada: “Parece que o MasterChef fez uma escola no Brasil, porque eu estou impressionada com as técnicas, os cardápios e os pratos”.
O episódio começou com um desafio coletivo. Os nove participantes precisaram elaborar um menu monocromático (entrada, prato principal e sobremesa), trabalhando em trios com rodízio de atuação, enquanto dois cozinhavam, o terceiro assistia, sem poder interferir.
A chef convidada ajudou a avaliar os menus, compostos por ingredientes de uma única cor. O vencedor da prova anterior, Rodrigo, teve o privilégio de distribuir as paletas entre os grupos e escolheu bem, junto com Felipe B. e Guilherme, formou o trio que trabalhou com ingredientes amarelos e garantiu a vitória, subindo direto ao mezanino.
Na prova de eliminação, os demais participantes enfrentaram a missão de preparar três tipos de sushi vegano com molho, sob avaliação da chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. A tensão tomou conta da cozinha, especialmente após o erro de Teresa, que utilizou mel na receita, um ingrediente de origem animal, vetado em uma prova vegana.
Ao perceber o deslize, já durante a avaliação, Teresa desabafou: “Estou arrasada. Me senti burra e idiota por ter usado mel numa prova vegana”. A cozinheira, que havia retornado ao reality pela repescagem, deixou a competição em lágrimas, declarando que pretende seguir na carreira gastronômica.
Apesar da eliminação tensa, quem dominou o episódio foi mesmo Paola Carosella. No X (antigo Twitter), fãs celebraram o retorno da chef com euforia. “Tô vendo Paola Carosella na minha TV depois de cinco anos… não tô acreditando”, escreveu um usuário. Outro brincou: “Me matava se fosse eliminado e, na semana seguinte, a Paola voltasse”. "Muito feliz de ligar a TV e ver a Paola, diva demais", disse mais alguém.
A tag #MasterChefBR ficou entre os assuntos mais comentados da noite, com direito a vídeo viral mostrando o momento da entrada triunfal da chef.
A volta ao MasterChef coincide com outro momento marcante da carreira televisiva da chef. Paola se prepara para a estreia de seu novo programa no GNT, o reality “Infiltrado na Cozinha”, previsto para setembro. Na atração, ela comandará desafios ao lado dos influenciadores Fabão e Luana Zucoloto, avaliando pratos feitos por cozinheiros profissionais e um amador infiltrado, cujo objetivo será justamente enganar os jurados.