Todos os especialistas concordam: depois dos 50 anos, precisamos ser mais ativos do que nunca para nos sentirmos bem e retardar os efeitos do envelhecimento. Seja caminhando ou fazendo musculação, combater o sedentarismo e manter uma rotina ativa é essencial para preservar a qualidade de vida na aposentadoria. O importante é não parar.
Mas, mais do que teoria e recomendações médicas, são os exemplos reais que mais convencem. Este é o caso de Ramona Gorraiz, uma senhora de 84 anos com uma disposição que muita gente mais jovem gostaria de ter. O segredo? Ela se exercita todos os dias, como conta aos seus mais de 244 mil seguidores no Instagram.
Em entrevista conduzida por Sergio Beguería e Juan Domínguez no programa 'Tengo un Plan', Ramona deu um conselho com o qual qualquer médico ou especialista em longevidade concordaria: "O que não é bom quando você se aposenta é ficar sentado no sofá assistindo Netflix."
Segundo ela, que é formada em Economia e está aposentada, "Isso não pode ser permitido. Primeiro, por egoísmo. Quer dizer, eu quero ter uma boa aparência, e é por isso que vou à academia. Mas quem não faz isso por esse motivo deveria fazer para não criar problemas para os filhos no futuro", diz.
Na visão de Ramona, se todo mundo se mantivesse ativo, as farmácias venderiam muito menos remédios. Por isso, para ela, o segredo é simples: "Fazer exercício, fazer exercício e fazer mais exercício". A influenciadora fitness diz que não quer sobrecarregar os filhos no futuro, o que a levou a fazer exercícios e envelhecer com saúde.
"Você não tem filhos por obrigação, e eles não têm obrigações conosco. Os filhos têm responsabilidades, mas não obrigações", diz Ramona. Ela reforça que não quer que os filhos passem pelas mesmas dificuldades que ela já viveu.
Segundo a aposentada, é fundamental não passar o dia deitada no sofá vendo TV, já que isso costuma trazer dores nas costas e na lombar. Por isso, ela recomenda ir à academia sempre que possível. "Não custa nada ir, e se você não puder, pode se exercitar em casa". A influenciadora de 84 anos mostra nas redes como treinar usando apenas uma cadeira, um cabo de vassoura ou até uma garrafa de cinco litros.
Ramona frequenta a academia há anos e começou fazendo apenas exercícios aeróbicos. Hoje, mantém uma rotina que trabalha o corpo inteiro. Às segundas-feiras, treina braços (bíceps e tríceps) sem halteres, apenas com polias. Às terças, dedica-se às costas. Às quartas, vai ao fisioterapeuta para "aliviar a tensão muscular" e fazer alongamentos.
Na quinta-feira, trabalha glúteos e pernas. Na sexta, treina peito. Depois dos treinos, ainda faz 15 minutos de banho turco antes de entrar na água fria até a cintura por 10 minutos. Para quem quer começar agora, Ramona recomenda ir com calma: "Ao começar, inicie com Pilates e alongamentos. E depois, aos poucos, passe para os exercícios com pesos", orienta.
Ramona é um exemplo de vitalidade e mostra, na prática, como é possível se manter ativa depois dos 65 anos. Seja para cuidar da aparência ou para não sobrecarregar os filhos no futuro, ela deixa claro que o exercício e uma rotina ativa são fundamentais para retardar, o máximo possível, os efeitos do envelhecimento.
player2