Receitas de verão: Rita Lobo dá ideias práticas com cenoura, beterraba, abóbora e chuchu
Publicado em 22 de dezembro de 2020 19:10
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
O que preparar com os alimentos que ficam esquecidos na geladeira? Rita Lobo dá dicas criativas e deliciosas que são perfeitas para o verão com o projeto #ReceitaqueAproveita. No movimento para evitar o desperdício, a apresentadora compartilha várias receitas práticas. Confira!
Rita Lobo dá dicas para aproveitar alimentos com receitas criativas e deliciosas
Rita Lobo compartilha receitas práticas para o movimento #ReceitaQueAproveita a convite da marca Eletrolux
Rita Lobo é defensora da comida de verdade e com variação de legumes e verduras
Responsável pelo site Panelinha, Rita Lobo sugere colocar legumes cortados com azeite e pimenta do reino como opção prática no dia a dia
Lázaro Ramos sugeriu uma receita com cenouras
Fernanda Gentil pediu dicas de preparos com beterraba
João Vicente de Castro desafiou Rita Lobo a preparar uma receita com chuchu
Ana Furtado pediu dicas para Rita Lobo com abóbora
A cenoura com molho pesto pode ser incrementada com mais ingredientes
A beterraba pode ser mais versátil do que uma salada ralada, como nesta pasta de beterraba com sardinha
Veja + após o anúncio

O que comer nos dias quentes de verão? Qual receita prática e gostosa dá para preparar com os alimentos disponíveis na geladeira? Rita Lobo te ajuda nessa missão! Através do movimento #ReceitaQueAproveita, a apresentadora compartilhou algumas dicas simples e nutritivas, essenciais para fortalecer a imunidade - com o intuito de preparar ótimos pratos e evitar o desperdício.

Expert em receitas para todos os gostos, Rita Lobo ajudou famosos como Lázaro Ramos, Fernanda Gentil, Ana Furtado e João Vicente de Castro a ter ideias de preparo com os itens essenciais para o cardápio alimentar de verão sugeridos por eles: cenoura, beterraba, abóbora e chuchu. Confira a seguir!

Cenoura assada com molho pesto

A pedido de Lázaro Ramos, Rita Lobo sugeriu um preparo fácil e saboroso com cenouras para quem deseja um aperitivo ou uma opção de acompanhamento leve para comer à noite, por exemplo. Comece cortando a cenoura em palitos e leve ao forno. "O truque mesmo é assar a cenoura que ganha aquele bronze e um sabor mais caramelado", explica ela, que participa da ação a convite da marca Eletrolux.

A apresentadora ensina: "Quando você não sabe bem o que fazer, corte os legumes, espalhe na assadeira, tempere com azeite, sal, pimenta do reino e bota no forno. Os legumes e verduras são o segredo para turbinar o nosso prato e a nossa saúde."

Outra dica infalível é o preparo de um molho pesto. Basta colocar no pilão, no liquidificador, no mixer ou no processador de alimentos 1 dente de alho, 1/4 de xícara de castanha de caju, a mesma quantidade de queijo parmesão, uma xícara de folhas de manjericão e azeite até cobrir. "É só bater até virar um molho grossinho. É um belo petisco ou um ótimo acompanhamento para a refeição em família".

Cenoura assada com molho pesto © Shutterstock

Beterraba na versão patê com sardinha

Rita Lobo garante que a beterraba tem muito mais potencial que a clássica salada ralada e é um item que vai deixar sua alimentação bem mais saudável com tantas opções. Seja como sopa, risoto, molho de macarrão, essa raiz ganha uma versão em patê com sardinha de dar água na boca: "Essa combinação de sabores é surpreendente!". Confira o resultado do desafio sugerido por Fernanda Gentil!

Cozinhe a beterraba em pedaços por 20 minutos em água e depois bata no processador com uma lata de sardinha. Por fim, basta temperar com azeite, limão, endro ou salsinha, sal e pimenta a gosto. Uma sugestão, é incluir uma colher de iogurte natural sem açúcar ou uma colher de maionese caseira.

Quer mais um incentivo para incluir sardinha nas refeições? Ela é uma ótima fonte ômega 3 e essencial para o bom funcionamento do cérebro.

 

Patê de beterraba com sardinha © Shutterstock

Abóbora na grelha com pimenta biquinho e castanha de caju

Ana Furtado pediu dicas para Rita Lobo com abóbora. A culinarista compartilhou opções de preparo como purê, abóbora assada com alecrim, sopa, crua como vinagrete, mas a dicas foi uma abóbora cortada em fatias na grelha ou frigideira sem precisar cozinhar na água.

"Para ganhar mais camadas de sabor, além da pimenta biquinho você pode colocar castanha de caju para dar crocância, não é o máximo? Eu preparei com a abóbora japonesa, mas você pode preparar com a que tiver em casa."

A abóbora pode ser preparada na frigideira com casca e sem precisar de cozimento na água © Getty Images

Vinagrete de chuchu: sabor e crocância

O que preparar para dar sabor ao chuchu? Rita Lobo garante que hortaliças com sabores neutros são mais versáteis e indica um vinagrete refrescante com chuchu. O preparo é simples: "Não precisa nem cozinhar! O chuchu é cru mesmo e vai dar crocância aos alimentos."

Bata mistura à cebola roxa, tomate (cereja), caldo de limão, azeite e sal. "Claro que fica uma delícia acompanhando um bife, um feijão bem fresquinho, mas eu quero reforçar que ele vira uma espécie de acessório culinário que dá um brilho para os mais variados pratos, inclusive para um risoto de limão", sugere.

Chuchu com cebola roxa, tomate e suco de limão pode se transformar num vinagrete © Shutterstock

Inclua hortaliças em todas as refeições

Após esses desafios inspiradores, Rita reforça a importância da variação de hortaliças nos pratos de cada dia. Para quem planeja mudar os hábitos, uma dieta detox saudável pode ajudar a introduzir mais alimentos naturais à rotina.

"Legumes e verduras são fundamentais para deixar nossas refeições mais saudáveis e saborosas. A gente deve incluir hortaliças em todas as refeições. Cada alimento tem uma composição nutricional única, que só ele pode oferecer para o seu organismo. O melhor é variar", sugere ela.

Palavras-chave
Lifestyle Dieta Saúde Beleza Verão Primavera/Verão Receitas dos famosos
Sobre o mesmo tema
Como se vestir para um show sertanejo? 8 looks de 'Terra e Paixão' para te dar a melhor ideia
Como se vestir para um show sertanejo? 8 looks de 'Terra e Paixão' para te dar a melhor ideia
15 de janeiro de 2024
Vestido de noiva curto é aposta para 2024: Veja modelo de Larissa Manoela e mais 5 ideias para você não ficar fora desta tendência
Vestido de noiva curto é aposta para 2024: Veja modelo de Larissa Manoela e mais 5 ideias para você não ficar fora desta tendência
4 de janeiro de 2024
Notícias similares
Carnaval 2024: 4 paletas de sombras para preparar uma make colorida para a folia!
Carnaval 2024: 4 paletas de sombras para preparar uma make colorida para a folia!
12 de janeiro de 2024
O que Maiara come em sua dieta de emagrecimento? Cantora mantém corpo com jiló, palmito e mais; saiba seus segredos!
O que Maiara come em sua dieta de emagrecimento? Cantora mantém corpo com jiló, palmito e mais; saiba seus segredos!
12 de abril de 2024
Últimas Notícias
Representatividade em 'A Grande Conquista 2'! Anahí Rodrighero fala sobre ser a primeira mulher trans no reality: 'Fico muito feliz'
Representatividade em 'A Grande Conquista 2'! Anahí Rodrighero fala sobre ser a primeira mulher trans no reality: 'Fico muito feliz'
24 de abril de 2024
Moderninho! Seu Jorge exibe fone de ouvido futurista com purificador de ar acoplado e chama atenção da web; saiba o preço
Moderninho! Seu Jorge exibe fone de ouvido futurista com purificador de ar acoplado e chama atenção da web; saiba o preço
24 de abril de 2024
Últimas Notícias