






O Papa Francisco continua internado no Hospital Gemelli, em Roma, e o Vaticano atualizou seu estado de saúde nesta manhã (25).
De acordo com a Igreja Católica, o pontífice, que apresentou um quadro de insuficiência renal crônica, passou a noite bem.
"O Papa descansou bem durante toda a noite", afirmou o Vaticano, em um comunicado breve, de acordo com a agência de notícias Reuters. Aos 88 anos, o pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro, e nesta terça-feira já completa o seu 11º dia da internação.
O Papa está tratando de um quadro de pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Nos últimos dias, as informações divulgadas relataram que seu estado ainda era considerado crítico, com leve melhora:
"O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias. Alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado", disse o boletim.
No domingo (23), o líder da Igreja Católica/Jorge Mario Bergoglio (Papa desde 2013), que retirou parte do pulmão com 21 anos, agradeceu às orações pela sua saúde, por escrito:
"De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes", esclareceu o pontífice.
O Vaticano também anunciou nesta segunda-feira que as orações noturnas pela saúde e vida do Papa tiveram início. Elas acontecerão na Praça São Pedro, às 21h00 (17h00, pelo horário de Brasília). Por enquanto, ainda não há previsão de alta.