





Sim, você leu certo! A MPB, o samba e até o soul brasileiro têm mais laços de sangue do que você imagina. E o protagonista dessa curiosa árvore genealógica musical é ninguém menos que Seu Jorge, o dono da voz grave que embalou desde "Mina do Condomínio" até as trilhas sonoras internacionais.
Mas o que pouca gente sabe é que o artista é primo de primeiro grau de outro gigante do samba: Dudu Nobre. E, para temperar ainda mais essa história, a dupla tem um passado de convivência intensa... até que uma briga de família mudou tudo. Calma que o Purepeople vai te contar essa fofoca agora!
Jorge Mário da Silva, o Seu Jorge, nasceu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, e teve uma infância marcada por dificuldades e trabalhos desde cedo. Foi borracheiro, marceneiro e até descascador de batatas antes de brilhar nos palcos. Já Dudu Nobre, nascido no Rio em 1973, começou sua carreira musical aos cinco anos no piano clássico e não largou mais o cavaquinho desde os nove.
Em entrevista ao "Flow Podcast", em 2020, Dudu relembrou os tempos em que os dois primos eram praticamente irmãos. "Hoje a gente não convive. A gente convivia quando éramos mais moços. Ele morava na casa da minha mãe. A mãe dele também, a Tia Sula. A gente tem uma vivência de rua, cresceu na rua, na pista", contou.
A convivência foi tão próxima que o sambista não economiza elogios ao primo famoso: "Seu Jorge é um cara que faz sucesso mundial, e conhecem no exterior muito o lado dele como ator. Ele fez sucesso de fora para dentro do Brasil". Awn! Mas, nem tudo foram flores...
A vida de Seu Jorge mudou drasticamente em 1990, quando seu irmão, Vitório, foi assassinado em uma chacina na Baixada Fluminense, episódio que levou à desestruturação de sua família. O cantor chegou a viver em situação de rua por cerca de três anos, até reencontrar sua trajetória artística no teatro e na música, graças ao convite de Gabriel Moura para participar do espetáculo "A Saga da Farinha".
Segundo Dudu, foi nesse momento delicado que os dois primos se tornaram ainda mais próximos. Em participação no programa "Ritmo Brasil", da RedeTV!, em 2017, o sambista revelou: "Infelizmente o irmão de Jorge morreu em uma chacina que teve na Baixada Fluminense e eles foram morar com minha mãe. Nós éramos aqueles primos-irmãos, sabe?".
Mas como em toda boa trama familiar, veio o plot twist. “Só que aí o Jorge teve um atrito, um problema muito grande com meu pai, e nos afastamos. Foi aquela coisa de família”, confessou Dudu, sem dar mais detalhes sobre a desavença que esfriou de vez a relação entre os dois. Vish!
Apesar do afastamento, as conexões entre os primos continuam ecoando nas entrelinhas. Ambos descobriram, por meio da irmã de Dudu, Lucinha Nobre, que têm ascendência cabo-verdiana, fato que levou Seu Jorge a pedir cidadania do país africano. Detalhe que só deixa essa genealogia musical ainda mais rica! E tem mais! O padrinho de Dudu Nobre é ninguém menos que Zeca Pagodinho, o que deixa essa tríade de sambistas ainda mais estelar.