Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Êta Mundo Bom!
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Yoga para a TPM? Saiba como a prática alivia o estresse e diminui cólicas

Compartilhe no Facebook
A yoga possui inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por isso, em tempos de quarentena e isolamento social, muitas pessoas têm recorrido à prática para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade. Além disso, durante o período menstrual, algumas posições de yoga ajudam bastante a diminuir as dores da cólica, ativando a circulação sanguínea e massageando a região do útero. Confira as dicas do Purepeople!

Durante a menstruação e na fase conhecida como TPM, as cólicas são alguns do sintomas comuns entre as mulheres. No entanto, dá para aliviar as dores menstruais praticando yoga. Sim, algumas posições atuam na região do útero e, tal qual uma massagem, ativam a circulação no local, trazem mais bem-estar e diminuem as cólicas, além de minimizar o estresse e a ansiedade que também podem surgir no período. O instrutor Francisco Kaiut e a professora Bruna Tiboni explicam como a yoga pode ser benéfica para as mulheres. Confira!

Yoga traz mobilidade para o corpo e relaxa a mente

De acordo com o instrutor Francisco Kaiut, que desenvolveu o método Kaiut Yoga, a prática de yoga é benéfica para todos, mas as mulheres que sentem cólicas durante o período menstrual encontram no exercícios uma grande aliada. "As posições de yoga ajudam a amenizar as dores menstruais porque são capazes de diminuir o desgaste gerado pelas cólicas por possibilitar que todos os tecidos internos permaneçam funcionando de forma plena", explica o instrutor. Como acessam o sistema reprodutor feminino de forma natural, por meio da respiração e movimentação, algumas posições funcionam como uma massagem interna. "Quando a cólica partir de aderências ou rigidez no sistema, o yoga age conquistando mobilidade e recuperando o funcionamento ideal dos seus órgãos e tecidos. Quando surgir de fundo emocional, a partir do estresse negativo, a capacidade do yoga de acessar e regular o sistema nervoso vai agir para permitir que o corpo se regule organicamente", conta Bruna Tiboni, professora do método.

A Baddha Konasana alivia o estresse e as cólicas menstruais
A Baddha Konasana alivia o estresse e as cólicas menstruais

A Baddha Konasana alia respiração e impacto na região pélvica

Entre as posições que amenizam as cólicas menstruais, a Baddha Konasana é um clássico da yoga e tem potencial de aliviar o estresse e diminuir as sensações das cólicas. "Nessa posição, a respiração é uma grande aliada, que, em conjunto com movimentações de coluna, criam um processo de massagem visceral em toda a região uterina" explica Kaiut. A Baddha Konasana consiste em sentar com as solas dos pés juntos e os joelhos caindo em direção ao chão, durante o tempo que for confortável. Se quiser, explore a posição curvando a coluna e levando a testa em direção aos pés.

A Uppavista Konasana trabalha a musculatura das pernas e da pélvis
A Uppavista Konasana trabalha a musculatura das pernas e da pélvis

Aposte na Uppavista Konasana para trabalhar a musculatura das pernas

Esse exercício é simples, porque basta sentar no chão ou em um travesseiro e abrir as pernas até sentir uma sensação na área da virilha, em forçar. "Também um clássico dos fundamentos do yoga, esta posição ajuda a desenvolver a mobilidade de quadril e trabalha a musculatura das pernas e pélvis", afirma o instrutor. Caso você não consiga fazer uma grande abertura de pernas, não tem problema, já que apenas ficar sentada já pode gerar um alívio. A dica é se concentrar na respiração, olhar para os pés e centralizar o contato dos seus calcanhares no chão. Se quiser, o instrutor orienta inclinar o tronco para frente.

A Sukhasana traz liberdade de movimentos e pode ser terapêutico e relaxante
A Sukhasana traz liberdade de movimentos e pode ser terapêutico e relaxante

A Sukhasana é um exercício relaxante e terapêutico

Outra posição que pode te ajudar a minimizar as cólicas menstruais é a Sukhasana, que tem benefícios relaxantes para a mente e terapêuticos para o corpo. "Muitas vão sentir os benefícios da posição se traduzindo em liberdade de movimento nos quadris e pernas no geral", explica Bruna Tiboni. Para fazer o exercício, sente-se na cama ou no chão e cruze uma das suas pernas na frente da outra. Em seguida, feche os olhos e se incline lentamente para frente, se não sentir dor, e sem forçar até o chão. O objetivo é construir liberdade de movimento. "O yoga foi feito para sanar os momentos mais difíceis, e como mulheres, temos muitos do que nos beneficiar dessa prática", finaliza Bruna.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.