Yoga para a TPM? Saiba como a prática alivia o estresse e diminui cólicas
Publicado em 4 de junho de 2020 12:51
Por Marina Couto
A yoga possui inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por isso, em tempos de quarentena e isolamento social, muitas pessoas têm recorrido à prática para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade. Além disso, durante o período menstrual, algumas posições de yoga ajudam bastante a diminuir as dores da cólica, ativando a circulação sanguínea e massageando a região do útero. Confira as dicas do Purepeople!
Praticar yoga pode te ajudar a aliviar cólicas menstruais
Além dos benefícios para o corpo e a mente, as posições de yoga aliviam o estresse e dores na TPM
A prática da yoga traz mobilidade ao corpo e, como uma massagem, atua na região do útero
Aliada à respiração e aos movimentos, aposte na yoga durante a menstruação
A yoga pode aliviar cólicas menstruais de origem física ou emocional
É importante não forçar o corpo durante a yoga para não se machucar
Além das posições específicas, você pode explorar os movimentos ao se sentir mais confortável
Elevar o tronco para frente durante as posições é uma boa pedida para aliviar as cólicas
Veja + após o anúncio

Durante a menstruação e na fase conhecida como TPM, as cólicas são alguns do sintomas comuns entre as mulheres. No entanto, dá para aliviar as dores menstruais praticando yoga. Sim, algumas posições atuam na região do útero e, tal qual uma massagem, ativam a circulação no local, trazem mais bem-estar e diminuem as cólicas, além de minimizar o estresse e a ansiedade que também podem surgir no período. O instrutor Francisco Kaiut e a professora Bruna Tiboni explicam como a yoga pode ser benéfica para as mulheres. Confira!

Yoga traz mobilidade para o corpo e relaxa a mente

De acordo com o instrutor Francisco Kaiut, que desenvolveu o método Kaiut Yoga, a prática de yoga é benéfica para todos, mas as mulheres que sentem cólicas durante o período menstrual encontram no exercícios uma grande aliada. "As posições de yoga ajudam a amenizar as dores menstruais porque são capazes de diminuir o desgaste gerado pelas cólicas por possibilitar que todos os tecidos internos permaneçam funcionando de forma plena", explica o instrutor. Como acessam o sistema reprodutor feminino de forma natural, por meio da respiração e movimentação, algumas posições funcionam como uma massagem interna. "Quando a cólica partir de aderências ou rigidez no sistema, o yoga age conquistando mobilidade e recuperando o funcionamento ideal dos seus órgãos e tecidos. Quando surgir de fundo emocional, a partir do estresse negativo, a capacidade do yoga de acessar e regular o sistema nervoso vai agir para permitir que o corpo se regule organicamente", conta Bruna Tiboni, professora do método.

A Baddha Konasana alivia o estresse e as cólicas menstruais © Divulgação, Gui Gomes

A Baddha Konasana alia respiração e impacto na região pélvica

Entre as posições que amenizam as cólicas menstruais, a Baddha Konasana é um clássico da yoga e tem potencial de aliviar o estresse e diminuir as sensações das cólicas. "Nessa posição, a respiração é uma grande aliada, que, em conjunto com movimentações de coluna, criam um processo de massagem visceral em toda a região uterina" explica Kaiut. A Baddha Konasana consiste em sentar com as solas dos pés juntos e os joelhos caindo em direção ao chão, durante o tempo que for confortável. Se quiser, explore a posição curvando a coluna e levando a testa em direção aos pés.

A Uppavista Konasana trabalha a musculatura das pernas e da pélvis © Divulgação, Fernando Fonini

Aposte na Uppavista Konasana para trabalhar a musculatura das pernas

Esse exercício é simples, porque basta sentar no chão ou em um travesseiro e abrir as pernas até sentir uma sensação na área da virilha, em forçar. "Também um clássico dos fundamentos do yoga, esta posição ajuda a desenvolver a mobilidade de quadril e trabalha a musculatura das pernas e pélvis", afirma o instrutor. Caso você não consiga fazer uma grande abertura de pernas, não tem problema, já que apenas ficar sentada já pode gerar um alívio. A dica é se concentrar na respiração, olhar para os pés e centralizar o contato dos seus calcanhares no chão. Se quiser, o instrutor orienta inclinar o tronco para frente.

A Sukhasana traz liberdade de movimentos e pode ser terapêutico e relaxante © Divulgação, Fernando Fonini

A Sukhasana é um exercício relaxante e terapêutico

Outra posição que pode te ajudar a minimizar as cólicas menstruais é a Sukhasana, que tem benefícios relaxantes para a mente e terapêuticos para o corpo. "Muitas vão sentir os benefícios da posição se traduzindo em liberdade de movimento nos quadris e pernas no geral", explica Bruna Tiboni. Para fazer o exercício, sente-se na cama ou no chão e cruze uma das suas pernas na frente da outra. Em seguida, feche os olhos e se incline lentamente para frente, se não sentir dor, e sem forçar até o chão. O objetivo é construir liberdade de movimento. "O yoga foi feito para sanar os momentos mais difíceis, e como mulheres, temos muitos do que nos beneficiar dessa prática", finaliza Bruna.

(Por Marina Couto)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Beleza Bem-estar Mulher Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Saiba como Neymar reagiu à indireta e unfollow de Bruna Biancardi
Saiba como Neymar reagiu à indireta e unfollow de Bruna Biancardi
5 de janeiro de 2024
Daniel Erthal, após viralizar como vendedor ambulante, tem projeto inédito com Chay Suede. Saiba qual!
Daniel Erthal, após viralizar como vendedor ambulante, tem projeto inédito com Chay Suede. Saiba qual!
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
Cheiro de mulher chique: 5 perfumes do Boticário para quem quer um aroma elegante e poderoso
Cheiro de mulher chique: 5 perfumes do Boticário para quem quer um aroma elegante e poderoso
20 de outubro de 2023
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
26 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias