
Nos últimos anos, uma discussão muito importante sobre a saúde mental e pressão que os artistas sul-coreanos sofrem da mídia, público e agências de gerenciamento de carreiras tem tomado conta da internet - e o motivo são as dezenas de mortes de jovens estrelas.
Muito além de Kim Sae-ron, atriz de 'Cães de Caça' que foi encontrada sem vida no último final de semana, o público foi surpreendido com outros diversos anúncios de morte de prodígios nos doramas ou no universo do K-pop nos últimos 8 anos, quando a cultura coreana começou a invadir o mundo em grandes proporções.
Por isso, hoje o Purepeople separou 10 mortes de artistas sul-coreanos com menos de 30 anos que comoveram o mundo. Relembre na lista abaixo!

[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados à saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida (ligue 188)]
O cantor Kim Jong-hyun (Jonghyun), do grupo SHINee, morreu em dezembro de 2017, aos 27 anos. Ele foi encontrado inconsciente em seu apartamento em Seul após enviar uma mensagem de despedida à irmã, foi socorrido e morreu no hospital. A polícia confirmou suicídio por intoxicação com monóxido de carbono e, em uma carta póstuma, o artista revelou sua luta contra a depressão.
A atriz Go Soo-jung morreu em fevereiro de 2020, aos 24 anos, devido a complicações de uma doença crônica não revelada. Sua morte foi confirmada dias depois por sua agência, Story J Company, que prestou homenagens à atriz. Eala ficou conhecida por seu papel no dorama 'Goblin' e por sua participação no videoclipe 'With Seoul', do BTS.

O ator Cha In-ha, também membro do grupo de K-pop SURPRISE U, morreu em dezembro de 2019, aos 27 anos, em sua residência. A causa da morte não foi divulgada a pedido da família. Além da música, ele ficou conhecido por seu trabalho em doramas como 'Love with Flaws' e 'The Banker'.
A cantora e atriz Choi Jin-ri, conhecida como Sulli, morreu em outubro de 2019, aos 25 anos, em sua residência em Seongnam, na Coreia do Sul. A polícia confirmou que a causa da morte foi suicídio após sua empresária encontrá-la sem vida. Ela era ex-integrante do grupo f(x).
A cantora Goo Hara, integrante do grupo KARA, foi encontrada morta em novembro de 2019, aos 28 anos, em sua casa em Seul. Quem a encontrou sem vida foi sua empregada, e a polícia confirmou suicídio. Na época, o falecimento cerca de um mês após Sulli chocou muita gente.

O cantor sul-coreano Moonbin, integrante do grupo ASTRO, morreu em abril de 2023, aos 25 anos. A polícia encontrou o artista sem vida em sua casa após seu empresário relatar a ausência em compromissos. A causa foi registrada como suicídio, embora sua agência, Fantagio, tenha pedido respeito à privacidade da família.
A atriz e modelo Jung Chae-yul morreu em abril de 2023, aos 26 anos. Chae-yul era conhecida por seus papéis nos doramas 'Zombie Detective' e 'I Have Not Done My Best Yet', e a causa da morte não foi divulgada por pedidos da família da atriz.
A cantora Haesoo faleceu em maio de 2023, aos 29 anos, sendo encontrada sem vida em um hotel. A polícia confirmou suicídio após encontrar uma carta de despedida no local. Haesoo era conhecida por sua voz marcante trot, um gênero tradicional coreano, e por aparições em programas musicais como 'Immortal Songs'.

A cantora Park Bo-ram morreu em abril de 2024, aos 30 anos, após ser encontrada inconsciente na casa de um amigo em Namyangju, província de Gyeonggi. Ela foi levada ao Hospital da Universidade de Hanyang em Guri, mas não resistiu. Um relatório de autópsia determinou que a causa da morte foi intoxicação aguda por álcool. A estrela ganhou destaque ao participar do programa 'Superstar K2' em 2010 e fez sua estreia oficial em 2014.
A cantora e compositora Nahee, de 24 anos, morreu em novembro de 2023. A notícia foi confirmada por sua gravadora, Mun Hwa In, que lamentou a perda repentina da artista. Nahee estreou em 2019 com o single 'Blue City' e lançou outras músicas, incluindo 'Rose' em julho de 2023. A causa da morte não foi divulgada, e o funeral foi restrito a familiares e amigos.