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Quer colocar o sono em dia e dormir melhor no verão? Essas dicas irão te ajudar!

Está difícil dormir bem no verão? As altas temperaturas da estação podem te deixar mais agitada e, com isso, atrapalhar o seu sono. Saiba o que fazer para ter uma noite de qualidade com dicas de expert!

Aproveitar o verão na praia ou na piscina é uma delícia, mas dormir bem na estação mais quente do ano pode ser um desafio e tanto! O calor excessivo interfere na temperatura corporal e pode te deixar mais agitada, o que impede de ter uma noite de sono tranquila e de qualidade. Para resolver essa questão, a endocrinologista Claudia Chang listou 8 dicas valiosas que irão te fazer dormir melhor nos dias quentes. Confira!

1 - Aposte em roupas leves e tecidos confortáveis para dormir

Durante o dia, usar seus biquínis da moda é uma boa alternativa para espantar o calorão. Porém, à noite, é importante priorizar tecidos confortáveis e peças soltinhas na hora de dormir para não sofrer no verão. "Use roupas leves e frescas, e opte pelos lençóis de algodão e linho, ao invés dos sintéticos, pois esquentam menos".

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2 - Sua muito na hora de dormir? Atenção aos travesseiros!

Para quem transpira muito à noite, vale investir em travesseiros fresquinhos, como os de látex ou com manta em gel, que trazem mais conforto térmico. Também é aconselhável o uso de uma capa impermeável para evitar que o suor e outras secreções migrem para o travesseiro, evitando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas típicas do verão".

3 - Deixe o quarto sempre arejado e prefira o ventilador

Manter o quarto fechado o dia inteiro pode te fazer ter problemas para dormir à noite. Nesse caso, mantenha as janelas abertas durante o dia para o ar circular e, se possível, uma fresta também à noite. O ventilador também é uma boa alternativa para espantar o calor. "Aposte nos silenciosos e não o deixe virado direto para o corpo, pois o vento contínuo pode te deixar com frio, fazendo você despertar no meio da noite".

4 - O ar-condicionado deve estar limpo e em temperatura adequada

Para quem tem ar-condicionado em casa, resista à tentação de colocá-lo em baixíssimas temperaturas. A especialista alerta: "ele deve estar com o filtro limpo e em temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como o ar-condicionado resseca o ar, o ideal é colocar uma bacia de água no quarto, para umidificar o ambiente".

Evite café, chá verde e bebidas estimulantes antes de dormir
Evite café, chá verde e bebidas estimulantes antes de dormir

5 - Hidratação é a palavra-chave para encarar o verão e dormir bem!

Manter-se hidratada no verão é a melhor pedida para evitar problemas na estação, inclusive para dormir melhor. Mas atenção: não adianta querer repor dois litros de água só no fim do dia! "Tomar muita água antes de dormir fará com que seu sono seja interrompido pela necessidade de urinar".

6 - Faça refeições mais leves antes de dormir

No verão, optar por alimentos mais leves e nutritivos vai te ajudar a se sentir mais disposta nos dias mais quentes. Isso vale também para a noite. "Digerir comidas pesadas neste horário pode atrapalhar o sono. Além disso, acredita-se que noites mal dormidas tenham papel central na predisposição a ganho de peso, podendo prejudicar o emagrecimento".

7 - Evite o consumo de chá verde e café à noite

A cafeína, presente em bebidas estimulantes como café e chá verde, não é recomendada no período noturno. Isso porque, de acordo com a especialista, a substância fica presente no organismo por quatro horas. Então vale deixar o último cafezinho da tarde para, no máximo, às 16 horas, combinado?

8 - Deixe as atividades físicas para o período da manhã

Tudo o que exige intensidade, energia e concentração devem ser feitos o mais cedo possível. Isso inclui, quando possível, trabalho, atividades pesadas e exercícios físicos. "Isso porque a produção de adrenalina e cortisol segue uma tendência contrária ao fluxo noturno do organismo, já que durante a noite, o corpo está se preparando para uma pausa nas atividades, e os exercícios podem criar uma agitação que irá afugentar de vez o seu sono", finaliza Claudia Chang. Quais são as dicas que você vai começar a colocar em prática?

(Por Marina Couto)

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