





Todo mundo sabe que Bruna Marquezine preza pela sua saúde com uma dieta simples e cheia de nutrientes. Apesar de não comer carne vermelha e ser apaixonada por vegetais, a atriz tem um verdadeiro ouro em pó no seu dia a dia, e que pode ser encontrado baratinho em qualquer supermercado.
Há algum tempo, a nutricionista Patrícia Davidson, que cuida da alimentação de Bruna Marquezine, contou que um dos segredos da disposição da atriz nos treinos é um café com óleo de coco, canela e gengibre para ajudar na termogênese. Já no pós-treino a situação é diferente:
"Para o pós-treino a estratégia inclui fontes de proteína como ovo e shake. Já que ela não come carne vermelha, nem frango, deixei também vitaminas que ajudam na reposição de vitamina B12, ácido fólico [vitaminas encontradas nas proteínas da carne]", explicou Patrícia para a GQ Brasil.
No meio de tanto alimento e nutriente, a canela pode até passar despercebida. Mas, assim como é indispensável na dieta da Bruna Marquezine, essa especiaria também é um verdadeiro ouro em pó para a saúde que ajuda a controlar a diabetes, segundo um estudo.
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com outras instituições, descobriram que o consumo diário de canela pode funcionar como um excelente complemento no controle da diabetes tipo 2, que é a forma mais comum da doença. De acordo com o estudo, publicado em 2021 no 'Journal of the American College of Nutrition', a especiaria reduz os níveis de hemoglobina glicada, glicemia em jejum e melhora a disponibilidade da insulina no sangue.
O estudo foi realizado entre agosto e dezembro de 2019 com 140 pacientes com diabetes tipo 2 atendidos em unidades básicas de saúde de Parnaíba, cidade do Piauí. Divididos em dois grupos, metade dos participantes recebeu 3 gramas diárias de canela em cápsulas, enquanto a outra metade tomou placebo.
Após três meses, os que consumiram canela apresentaram queda média de 0,21% na hemoglobina glicada, enquanto o grupo placebo teve aumento de 0,38%. A glicemia em jejum também caiu no grupo da canela (−10 mg/dL), ao contrário do aumento registrado entre os que tomaram placebo. A redução nos níveis de insulina foi semelhante nos dois grupos.
Outro ponto importante foi a análise do índice HOMA-IR, que serve para verificar se o corpo está resistindo à ação da insulina (hormônio responsável por controlar o açúcar no sangue). Essa resistência costuma estar presente em pessoas com diabetes tipo 2 e, se piorar, pode dificultar ainda mais o controle da doença. No estudo, os pacientes que tomaram canela apresentaram uma melhora nesse indicador, com redução média de 0,47%,.
Isso sugere que o uso diário da canela, assim como faz Bruna Marquezine em sua dieta, pode ajudar a manter a diabetes controlada e estável ao longo do tempo.


