Uma das maiores líderes religiosas do candomblé, Mãe Carmen de Oxaguian morreu aos 98 anos, em Salvador, nesta madrugada de sexta-feira (26) a três dias de seu aniversário - recorde aqui outras personalidades falecidas ao longo do ano. De acordo com a TV Bahia, Mãe Carmen enfrentava complicações de uma forte gripe e estava internada.
Desde 2002, a religiosa que era filha de Mãe Menininha do Gantois liderava o Terreiro de Gantois, fundado em 1849. Ao longo da vida quase centenária, Mãe Carmen recebeu as mais diversas homenagens por conta de seu trabalho cultural, espiritual, social e de preservação à cultura afro-brasileira.
Regina Casé foi uma das famosas a se despedir da religiosa, compartilhando uma série de fotos no seu Instagram. "Meu coração dói", resumiu a grande amiga de Preta Gil, outra personalidade morta no ano e a quem atendeu um desejo pós-morte.
No post, Regina contou ter acordado "derramando lágrimas de agradecimento profundo" à Mãe Carmen, a quem chamou de sacerdotisa e sábia matriarca. A atriz lembrou dos conselhos recebidos pela religiosa e dos encontros na casa dela, em festas e no carnaval.
"Ah... Que falta vamos sentir... Como vai ser chegar na Bahia e não correr para esse colo... Que vida longa, que vida linda, que vida plena!", exaltou. "Meu coração dói mas minha alma exulta de gratidão por ter tido a benção de conviver tantos e tantos anos com esta mulher maravilhosa!", prosseguiu Regina, envolvida em polêmica com Luciano Huck há mais de 26 anos.
Também na mensagem de adeus, a atriz escreveu: "Me despeço com tristeza mas carregada dessas lembranças lindas que guardarei para sempre! Todo meu amor hoje vai para suas filhas ,minhas queridas Mãe Angela e mãe Neli, seus netos, bisnetos e todos os seus filhos de santo espalhados pelo Brasil e o mundo! Motumbá meu amorzinho!".