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Yoga atua contra ansiedade: expert lista vantagens da prática para evitar estresse cotidiano

Yoga atua contra ansiedade: expert lista vantagens da prática para evitar estresse cotidiano
Yoga atua contra ansiedade: expert lista vantagens da prática para evitar estresse cotidiano
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A prática milenar é repleta de benefícios para saúde mental: ao Purepeople, o professor Carlo Guaragna aponta como ela pode auxiliar, de forma eficaz, em momentos de estresse cotidianos.

A prática do yoga é queridinha por diferentes celebridades e apresenta variados benefícios para todo o corpo: e além de solucionar questões como flexibilidade e postural corporal, também atua no controle da ansiedade e do estresse cotidiano.

Expert no assunto, Carlo Guaragna detalha como o exercício atua nessa "missão". "Algumas técnicas respiratórias do yoga associadas à consciência corporal e concepção de que, por pior que seja aquela experiência em algum momento ela vai acabar, podem ajudar muito", indica.

"Essa tomada de consciência pode converter o praticante de um estado de desespero para um estado de entrega e relaxamento, afinal é apenas uma questão de tempo.", acrescenta o professor.

Expert aponta que estresse afeta energia

De acordo com Guaragna, é comum que o corpo "fale" com alguns sinais diante de momentos conturbados. "O ser humano em situação de estresse possui algumas reações clássicas como: contrair o abdômen para recrutar força, elevar os ombros para proteger o pescoço, apertar os maxilares para não ficar vulnerável, contrair a fisionomia do rosto para expressar raiva e disposição para os adversários e etc", lista.

"Isto evidentemente desgasta o corpo drenando a energia. Aprender a relaxar, meditar e respirar é o segredo para desfazer estas tensões", sugere o especialista.

Yoga atua contra ansiedade: expert lista vantagens da prática para evitar estresse cotidiano
Yoga atua contra ansiedade: expert lista vantagens da prática para evitar estresse cotidiano

Dentro da prática de yoga, diferentes tipos de respiração atuam no bem-estar físico e mental. "O Sitkari pranayama nos ensina a inspirar pela boca com os dentes cerrados, por exemplo, para resfriar o corpo. Já para esquentar, a respiração nasal é a mais indicada", diferencia.

Ele ainda completa: "Há inúmeras maneiras de como, por exemplo, usar a ujjayi pranayama, que se realiza contraindo a garganta, aumentando assim o atrito do ar nesta passagem e aquecendo o ar no canal por onde ele passa."

Momentos impulsivos são controlados com mais facilidade na prática, diz especialista

Guaragna explica que a yoga pode diminuir a impulsividade, recorrente quando se está irritada ou irritado. "Em momentos de estresse, ter consciência e mesmo na presença do impulso não agir com o comportamento desesperado, agressivo, explosivo, mas sim tomar a relação com o outro em uma dimensão maior", pondera.

"Uma das primeiras percepções que a prática de yoga proporciona às pessoas é entender que os impulsos internos que culminam em ações indesejadas na nossa vida sempre são passageiros e o auto-controle consiste em não agir conforme a raiva ou irritação mas sim deixá-las passar para concretizar ações e diálogos", finaliza.

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