O inverno já começou aqui no Brasil e, nesta época, é comum que busquemos algumas opções de comidas para esquentar, desde a famosa feijoada até uma boa sopa de legumes, que pode ser uma grande aliada no emagrecimento. Quando se fala de bebidas, o chocolate quente e o chá assumem o protagonismo.
O chá, por sua vez, tem múltiplos benefícios para a saúde, se preparados da forma correta [sem excesso de açúcar], e muitas famosas não dispensam uma boa xícara deste ouro líquido, incluindo Bruna Marquezine e até Xuxa, que é vegana e cuida da saúde com muita dedicação.
Xuxa já revelou em algumas ocasiões que cuida do seu corpo com uma dieta sem sal e com o mínimo de temperos possível, incluindo nada de alho e cebola. Por não tomar refrigerante, a rainha dos baixinhos se joga nos sucos naturais e também tem chás como aliados na imunidade e saúde.
E, entre as imensas opções de infusões, o chá verde é o queridinho de Xuxa. A bebida, que também pode ser encontrada na dieta de várias famosas, tem um benefício muito importante para quem busca fortalecer a saúde e emagrecer, segundo um estudo brasileiro.
Recentemente, o 'Globo Repórter', um dos programas mais clássicos da TV Globo, abordou os benefícios co chá verde em uma matéria especial. A reportagem acompanhou os resultados de uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a bebida.
De acordo com um estudo feito por pesquisadoras da universidade, o chá verde acelera o metabolismo. A pesquisa foi feita com voluntários, que tomaram 200 ml do chá todos os dias por um tempo determinado: "A gente confirmou que o chá verde aumenta o gasto energético", disse a nutricionista Natália Cristina de Faria.
A pesquisa apontou que o aumento do gasto energético nos voluntários foi de 95 calorias por dia, mas Natália também ressalva que a bebida não faz milagres sozinha: "A gente não pode confirmar que o chá verde emagrece, mas ele pode ser um fator que auxilie por gastar mais energia".
Além do emagrecimento, o preparo também traz outros benefícios para a saúde: "Ele protege em relação ao desenvolvimento de câncer, é anti-inflamatório... então, além de acelerar o metabolismo, ele tem outros efeitos positivos", encerrou Natália Cristina de Faria.
player2