Atualmente com 45 anos, Gisele Bündchen tem uma rotina saudável desde a alimentação orgânica até os seus exercícios físicos que a ajudam a manter o corpo definido. Quando falamos de alimentação e até para compor alguns chás, a top model não dispensa o gengibre. Presente na mesa de muita gente, a raiz é uma verdadeira preciosidade para nosso corpo.
Pesquisas recentes apontam que os compostos bioativos do gengibre, como o gingerol e o shogaol, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Um estudo publicado em 2023 revelou que o consumo diário do gengibre por apenas uma semana foi capaz de melhorar a resposta inflamatória do organismo e reduzir a formação de armadilhas extracelulares de neutrófilos, estruturas associadas a doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.
Essas propriedades ajudam a explicar o efeito poderoso do gengibre como um recurso natural contra sintomas de resfriados, dores de garganta e até problemas digestivos. Além disso, seu efeito antimicrobiano auxilia no combate a bactérias e vírus. Embora o estudo citado tenha sido feito com suplementos concentrados, especialistas acreditam que até mesmo na forma fresca, em sucos, chás e infusões, o gengibre pode trazer benefícios significativos para o bem-estar.
Gisele Bündchen, que há anos adota uma dieta equilibrada e baseada em ingredientes naturais, inclui o gengibre em suas refeições justamente por essas propriedades benéficas para a saúde. A brasileira também usa alguns suplementos naturais para dar aquele 'up' na imunidade no dia a dia.
O gengibre vem sendo cada vez mais reconhecido pela ciência como um aliado poderoso contra doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. De acordo com o site La Nacion, uma revisão de 26 ensaios clínicos publicada em 2022 mostrou que o consumo regular da raiz ajuda a reduzir o colesterol total, o LDL (colesterol 'ruim') e os triglicerídeos, ao mesmo tempo em que eleva o HDL, considerado o colesterol 'bom'.
Em pessoas com diabetes tipo 2, os resultados foram ainda mais expressivos. Uma dose diária de um a três gramas de gengibre, durante 4 a 12 semanas, contribuiu para o controle glicêmico e para a melhora da sensibilidade à insulina. A ação benéfica se estende à saúde sexual, onde alguns estudos preliminares indicam que o gengibre pode elevar os níveis de testosterona.
Outro benefício amplamente é a capacidade da raiz queridinha de Gisele Bündchen de reduzir náuseas e vômitos. Pesquisas mostraram eficácia em mulheres grávidas (onde o consumo em pequenas doses é seguro) e em pacientes em tratamento de quimioterapia que sofrem com efeitos colaterais do tratamento.
Muito além do alívio dos enjoos, o gengibre também ajuda a reduzir gases e inchaços. Sua ação é tão positiva que o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) recomenda seu consumo em alimentos ou bebidas para melhorar a digestão.
player2